Foi realizada na manhã desse domingo, 19, a solenidade de abertura da 72ª Exposição Agropecuária de Alegrete, no Parque Dr. Lauro Dornelles. A cerimônia contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Alegrete Pedro Píffero e diretores da entidade, da prefeita em exercício Maria de Fátima Mulazzani, do deputado federal Luiz Carlos Heinze, do deputado estadual Frederico Antunes representando a Assembléia Legislativa do estado, do diretor administrativo da FARSUL Dr. Francisco Scharong e do presidente da Federarroz Henrique Dornelles, além de secretários municipais, empresários, produtores e várias outras autoridades.
Em seu discurso o presidente Pedro Píffero destacou a importância da feira não só para a cidade, mas como para todo o estado do Rio Grande do Sul. Aproveitou o momento da abertura para defender, mais uma vez, a força do agronegócio como eixo canalizador e transformador das potencialidades da cidade e da região fronteira-oeste. Para o presidente Píffero a feira é fruto do reconhecimento dos resultados alcançados em todas as suas edições. A prefeita em exercício Maria de Fátima Mulazzani se disse orgulhosa por Alegrete realizar a maior feira de rústicos do estado e destaca que a exposição se tornou um grande evento, o que gera excelentes oportunidades de negócios para o município. A prefeita ainda teceu elogios ao Sindicato Rural de Alegrete. Durante a abertura oficial os grandes campeões desfilaram para o público presente, exibindo as atribuições que os levaram a merecer o título, ressaltando a importância do evento que contou com jurados renomados, os quais participam de diversas feiras no país e no exterior.
A Exposição Agropecuária de Alegrete conta com leilões de animais de alto potencial genético, feira agropecuária, apresentação de torneio leiteiro, julgamento de animais, palestras, cursos, shows e a FEIND, onde diversos expositores dão visibilidade aos seus produtos e marcas, proporcionando comercialização e prospectando clientes para futuras negociações. O presidente Pífero destaca ainda o investimento em estrutura física e recursos para melhor atender as necessidades dos produtores, expositores, palestrantes e público em geral.