Aceno do governo em duplicar a BR-290 fica longe de atender a região Fronteira Oeste

As obras na BR-290 iniciaram em 2014 e o custo previsto na época era de R$ 583 milhões. Isso tudo relativo a uma extensão de 115 km, entre Eldorado do Sul e o interior de Pantano Grande.

Bloqueio da BR 290 em Alegrete
Bloqueio da BR 290 em Alegrete

Mas pouco mais de dois anos depois, ou seja em 2016. haviam sido concluídos só os viadutos de Charqueadas de Pantano Grande, e o de Arroio dos Ratos finalizado, mas sem rampa. Vários trechos tiveram terraplenagem feita, mas parte do serviço acabou sendo perdido, pois o matagal tomou conta.

Em dezembro do ano passado, a cidade de Alegrete mobilizou lideranças políticas numa audiência pública em prol da duplicação em toda sua extensão. Na oportunidade o superintendente regional do DNIT no RS Hiratan Pinheiro da Silva, detalhou as obras na 290.

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A retomada das obras ocorreu em 2022, com trabalhos na rodovia, e conclusão do trevo de Pantano e preparação para pavimentar alguns trechos curtos da duplicação, perto de Pantano. Para 2023, a previsão é gastar R$ 178,4 milhões e concluir 14 km da duplicação

A concessão para pedágios, acontece em paralelo às obras, onde o governo federal faz estudos para entregar a BR-290, a BR-392 e a BR-158, para a iniciativa privada assumir a duplicação da 290 e fazer terceiras faixas nas demais, cobrando pedágio. Porém, com o governo Lula, não está claro se o projeto será levado adiante.

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O Dnit no Estado informou apenas que a previsão é que a BR-290 tenha 14 quilômetros duplicados até dezembro. Será no lote 4, que vai do km 199 até o km 228, o que inclui a travessia urbana de Pantano Grande em direção ao trevo para Cachoeira do Sul. Para isso, o Orçamento da União prevê que sejam investidos R$ 178,4 milhões na BR-290 em 2023.

No início deste ano, perto de Pantano Grande, já havia vários trechos das novas pistas da BR-290 com base pronta e até camada de piche (chamada imprimação), etapa anterior à colocação de camada de asfalto. Em outros trechos, mais próximo ao trevo para Cachoeira, a terraplanagem feita há quase 10 anos seguia com mato.

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Apesar de essa promessa de entregar 14 dos 115 km da rodovia agora em 2023, não está claro se o governo Lula pretende dar continuidade à duplicação por conta própria, nos próximos anos, ou se vai lançar o edital para conceder a BR-290, a BR-392 e a BR-158 para a iniciativa privada concluir as obras e cobrar pedágios.

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Roberto Monteiro

Afirma, mas depois diz que não está claro se vai ou não… decidam-se… ademais, o bozo passou 4 anos e não fez nada… agora, nem 100 dias de governo e já estão cobrando algo que o desgoverno não fez em toda sua má gestão??? por favor, né… esqueçam os patriotas et caterva… essa gente não presta e só atrapalha…