Nada de frio e isso preocupa o Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.
Marcos Bianchi, coordenador do setor, esclarece que além dos 20 agentes, no total 100 servidores da Secretaria realizam o trabalho de visita e coletas de água nas residências.
– Não tivemos mais focos,além dos 16 confirmados em abril,mas por outro lado é preocupante a quantidade de larvas do mosquito que estamos encontrando em Alegrete.
Ele informa que, nesta época, eram coletados para análise uns 10 tubos, e hoje os agentes estão coletando em média 40 tubos. Estes dados deixam em alerta os agentes, devido a possibilidade de focos.
Um problema ainda encontrado para quem atua direto na fiscalização,coleta de amostras e passa as informações as pessoas é que muitos ainda são resistentes e não deixam os agentes entrar nas casas.
– Se nosso pessoal está encontrando larvas é porque existe muita água parada,afirma Marcos Bianchi. Estamos fazendo a nossa parte e a comunidade tem que se conscientizar e fazer a sua, enfatiza.
Água parada nem pensar! Cuide do seu pátio, seja mais um agente e ajude os que trabalham no controle de vetores da Secretariada de Saúde em Alegrete. Todos contra as larvas do mosquito da dengue.