
O fim de semana foi marcado por muita adrenalina em Alegrete, com a realização da 3ª etapa do Campeonato Gaúcho e a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross. Sob um sol escaldante, os pilotos precisaram de um preparo físico excepcional para enfrentar as duras condições do clima e ainda mostrar técnica para dominar a pista.

Os motores rugiram forte em Alegrete com o início das disputas da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross (BRVX) e da 3ª etapa do Campeonato Gaúcho Sportbay de Velocross (RSVX). Sob um céu ensolarado e altas temperaturas, o dia foi marcado por treinos livres, cronometrados e intensas batalhas nas pistas.
Os pilotos deram um verdadeiro show de técnica e coragem, resultando em vitórias incríveis e pontos preciosos na briga pelos títulos. Cada volta foi uma demonstração de habilidade, com manobras arriscadas e ultrapassagens que mantiveram o público de olhos vidrados até o final.
Os treinos livres iniciaram por volta das 8h30min enquanto os treinos cronometrados, logo no início da tarde. O público que se fazia presente nem imaginava o que estava por vir, quando as categorias VX50 e VX55 especial entraram na pista, por volta das 15h30min para dar início às provas oficiais do final de semana.

No sábado (29), o alegretense multicampeão Preto Refatti, voltou a acelerar nas pistas após um período afastado do Velocross, pela categoria VX50 Especial, que largou juntamente com a VX55 Especial. Competindo em casa, ele mostrou que o tempo longe das competições não abalou seu preparo físico. Refatti conquistou uma vitória emocionante, arrancando aplausos do público presente. Ao fim da prova, visivelmente emocionado, o piloto expressou sua alegria por estar de volta às competições.

A vitória de Refatti neste retorno coloca-o como uma grande promessa para as próximas etapas do campeonato, deixando claro que seu legado no Velocross ainda tem muito a oferecer.

Mas a bateria não se resumiu apenas ao retorno desse importante piloto. Júlio Cesar Balzan, que disputa o campeonato há um bom tempo, não deu trégua para Pretto, e a bateria se resumiu a um grande duelo do início ao fim.
Com esse resultado, Pretto ficou com P1 na categoria VX50 Especial e Balzan em primeiro na VX55 Especial.


Resultado VX50 Especial
1º – Pretto Refatti – Alegrete/RS
2º – Valmir Konrad – Medianeira/PR
3º – Júlio César Balzan – Tupanciretã/RS
4º – Danny Santos de Oliveira – Panambi/RS
5º – Mirko André – Navegantes/SC
A segunda bateria a entrar na pista foram as mulheres, que deram um show à parte para as categorias VXF Nacional Pró e VXF Nacional Intermediária. Uma prova onde as três primeiras pilotos andaram, praticamente, a prova inteira juntas. Kamila Cogno Rocha (Capão do Leão), mostrou controle emocional e forte pilotagem, fazendo uma incrível largada e assumindo de ponta a ponta a categoria VXF Nacional Pró.
Pryscilla Neves (Santa Maria) e Fernanda Neu (Santa Rosa), proporcionaram ao público uma das mais bonitas disputas por posições deste sábado. Pryscilla vinha em segundo quando perdeu a posição para Fernanda, mas não demorou muito e Pryscilla retomou a posição.
As três pilotos passaram na linha de chegada com menos de um segundo de diferença cada, mostrando o nível técnico delas. Logo em seguida, foi a vez da categoria VX45 Especial, que teve como grande vencedor Claiton Portela da cidade de Pelotas. Luciano De conto (Passo Fundo), fez ultrapassagens incríveis e finalizou na segunda posição. Rodrigo Volcan de Pelotas sofreu pressão de De Conto e finalizou a prova em terceiro.
Enzo Neu de Santa Rosa veio para vencer a categoria 65CC. Enzo vinha pela segunda posição, quando um erro acabou comprometendo Yan Garcia que teve que abandonar a prova, assumindo, consequentemente, a primeira posição.
Jordana Zuffo (Xaxim/SC), faturou a categoria VX3 Especial, segurando a pressão de Sabrina Novazick (Pouso Redondo/SC) e liderando de ponta a ponta. A terceira colocada Paola Mees (Rio de Campos/SC), fez a melhor largada, mas uma queda logo no início fez com que a piloto precisasse fazer prova de recuperação e, com uma forte pilotagem, Paola finaliza a prova com P3. Com esse resultado, Zuffo diminui a diferença, ficando apenas 5 pontos atras da líder Paola.
A categoria 230CC Regional foi a penúltima bateria do sábado e teve como grande vencedor João Marcelo Silveira, que fez uma boa largada e imprimiu um forte ritmo. Sebastian Diaz foi o segundo com o alegretense Enzo Schmiddel ficando com a terceira posição.

Resultado 230CC Regional
1º – João Marcelo Silveira Dellin – Formigueiro/RS
2º – Sebastian Diaz – Rio Branco/PR
3º – Enzo Schmiddel – Alegrete/RS
4º – Denner Schmutz – Rio Grande/RS
5º – Gustavo Picolo Pereira – Santiago/RS
A última bateria do sábado reuniu os pilotos das categorias VX45, VX50 e VX55 Nacional que encheram os gates do CT Alegrete. A última bateria veio para coroar o sábado com disputas de tirar o folego, do início ao fim.
Em uma bateria com muitas ultrapassagens, bloqueios e disputas, quem faturou o lugar mais alto do pódio foi Elizandro Cezar Costa, conhecido como “Costinha” se distanciando na liderança do campeonato com 98 pontos.
O alegretense Veldon Tadeu proporcionou fortes disputas diretas com Luciano De Conto e Ivandro Kuhn, mas quem levou a melhor nessa disputa foi Veldon, que soma pontos importantes no campeonato, deixando tudo ainda mais acirrado. Danny Santos passou pela sexta posição na bateria e fica com P1 na sua categoria, a VX50 Nacional. Pela categoria VX55 Nacional, com a 12ª posição no resultado geral, Ivan Cesar Batista fica com P1.

Resultado VX45 Nacional
1º – Elizandro Cezar Costa – Santa Maria/RS
2º – Veldon Tadeu Osvald – Alegrete/RS
3º – Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
4º – Ivandro Kuhn – Missal/PR
5º – Sergio Braga Junior – Santa Cruz do Sul/RS
A programação do domingo iniciou por volta das 8h com os warm-up cronometrados e às 11h30min com as provas oficiais do dia. A primeira categoria a entrar na pista foi a VX4 Especial, que iniciou com tudo, com uma briga intensa pelo topo do pódio entre Fábio Muniz da cidade paranaense de Barracão e Dito Batista Balneário Camboriu/SC, melhor para para o piloto paranaense.
Com muita emoção e comemoração com a família e equipe, Luis Felipe Gomes faturou a categoria Junior. Fez uma boa largada, mas preciso de uma ultrapassagem certeira para cima do alegretense Lorenzo para conseguir assumir a primeira posição e se manter assim até o final da prova. Lorenzo, piloto da casa, levou a melhor na largada e finalizou a prova com um P2, tendo como terceiro colocado Thiago Dalla Favera de Uruguaiana.

Resultado Junior
1º – Luis Felipe Gomes – Itaqui/RS
2º – Lorenzo Monego – Alegrete/RS
3º – Thiago Dalla Favera – Uruguaiana/RS
4º – Victor Gabriel de Sousa – Indaial/SC
5º – Matheus Felipe Gomes – Eldorado/MS
A categoria Intermediaria Nacional Livre colocou 27 pilotos no gate, mas quem levou a melhor foi Arthur Barcelos, que fez uma excelente largada, fez ultrapassagens técnicas, imprimiu um forte ritmo, assumiu a ponta e conseguir fazer uma prova “tranquila” sem sofrer fortes ataques de seus adversários, cruzando a linha de chegada com 9s de vantagem.
Gabriel Guilherme também fez uma prova incrível e com isso leva a segunda posição, seguido de Pedro Arthur Dorneles. Destaque para o alegretense Marçal que foi ao pódio, depois de uma dura prova.

Resultado Intermediária Nacional Livre
1º – Artur Costa Barcelos – Vila Lângaro/RS
2º – Gabriel Guilherme Da Silva – Santo Angelo/RS
3º – Pedro Arthur Dorneles – São Borja/RS
4º – Rubens Marçal – Alegrete/RS
5º Guilherme Zaparoli – Sananduva/RS
Os garotos da 50cc mostraram que, apesar de pouca idade, já possuem técnica, condicionamento físico e conhecimento de técnicas importantes para bons resultados, é o caso do jovem João Valentin Simionato de Crissiumal, largou na frente, abriu vantagem e de ponta a ponta chegou ao lugar mais alto do pódio. Miguel Francisco (Vera Cruz) e Heitor Moraes(Tapera) também fizeram uma prova sensacional, conquistando assim P2 e P3.
A categoria VX2 Junior veio para a largada logo após a manutenção de pista, deixando-a ainda mais técnica e difícil. Mas quem se deu melhor dentro dos 1400 m foi o guaporense Gabriel Bilhar. Ele, que é também piloto do BRMX, fez o holeshot, abriu e se manteve na frente do início ao fim. Hian Costa de Telêmanco Borba, cidade paranaense passou pela segunda posição e Gustavo Andrade (Lontras/SC), com o terceiro lugar.
A categoria VX3 Especial teve como grande vencedor o experiente piloto mato-grossense de Mundo Novo Carlos Eduardo, que imprimiu um forte ritmo deixando para trás seus adversários, completou a bateria com tranquilidade e consciência para não comprometer o resultado da prova e somar pontos importantes para o campeonato, se mantendo assim na liderança do BRVX nesta categoria. Tiago Hort (Brusque), foi o vice-líder da prova, em um resultado importante, se mantendo na liderança do campeonato. Dito Batista, Luis Henrique e Juliano Mercali completaram o pódio da VX3 especial.
Logo após foi a vez da categoria Nacional 250cc Intermediária, que proporcionou ao público presente e aos que acompanhavam pela transmissão, uma disputa eletrizante entre os pilotos do pelotão da frente. A largada ficou com Guilherme Zaparoli (Santo Ângelo), que largou na frente, mas acabou sofrendo uma ultrapassagem de Leomar Fleck (Encantado) e foi perdendo posição.
Já Leomar liderou o pelotão boa parte do tempo de prova, mas acabou sendo ultrapassado por Gabriel Guilherme, que veio para o “tudo ou nada” e buscou posição por posição e subiu ao lugar mais alto do pódio. “Eu ainda não sei como venci a prova”, afirmou Gabriel Guilherme.
A categoria VX3 Nacional teve como vencedor Joel Da Costa, o “Dioy” de Ciríaco, que proporcionou uma forte disputa com Bernardo Andrade (Quaraí), mas Dioy cruzou a linha de chegada na frente em uma vantagem de 4s e soma pontos importantes para se manter na liderança do campeonato.
A classificação desta categoria para o BRVX está praticamente empatada entre os três primeiros, deixando o campeonato ainda mais interessante e prometendo disputas diretas para a próxima etapa. Tjones Fritz e Dito ficaram com P3 e P4, respectivamente. Cassio Rossi conclui o pódio na quinta posição.
Na categoria Nacional 250cc PRÓ, Carlos Eduardo largou na ponta e liderou a prova, abrindo uma diferença de 27s do segundo colocado. Porém, o que ninguém esperava era que Carlos tivesse problemas com sua motocicleta faltando duas voltas para a bandeira quadriculada, o que deixou todos apreensivos se ele iria conseguir concluir a prova nessa posição, mas Carlos com todo seu conhecimento e a sobra de tempo, conseguiu finalizar a prova em primeiro.
A briga mesmo ficou pela segunda posição, e o que definiu foi a direção de aproximadamente 1s de Jordan para Jader. Uma prova linda dos dois brigando por posições até o final.
Hian Costa fez a melhor largada, mas logo antes de concluir a primeira volta pela MX2, Gabriel Bilhar assumiu a ponta e levou até o fim a posição. Gabriel precisava dessa vitória para somar pontos importantes no Campeonato Brasileiro e brigar pelo título.
Jader Martini levou a melhor em relação a Jose Victor Silva e muito emocionado cruzou a linha de chegada na segunda posição e Jose pela terceira. Hian Costa e Lorenzo Machado completam o pódio com o quarto e quinto lugar.
Carlos Eduardo conquista seu terceiro P1 no final de semana em Alegrete, dessa vez pela categoria Nacional Forca Livre, obtendo 100% de aproveitamento das categorias disputadas. Artur Costa Barcelos ficou com a segunda posição e Jordan Prade Matini com a terceira, tendo como quarto e quinto colocado, Jonilson e Dioy.
Júnior Leandro Pick (Vera Cruz), foi o nome da categoria VX1 Intermediária, fazendo uma prova linda e emocionando a todos ao finalizar a prova e comemorar com a família, equipe e amigos. “Já venho há dias andando e andando, me dedicando cada vez mais e finalmente chegou o dia” – afirma emocionado.
Matheus Motta passou pela segunda posição, 15s à frente de Marcelo Soares. Willian Miotto e Altamar Almeida concluem o pódio.
A VX4 Nacional foi a penúltima categoria do final de semana e teve disputa até a bandeira quadriculada entre o santa-mariense Elizandro Costa (Costinha) e Tjones Fritz de Lajeado, e com a diferença de menos de um segundo, praticamente juntos, Costinha crava o lugar mais alto do pódio.
Mas a briga não parou por aí, Luciano De conto não de sossego para Fábio Muniz até conseguir fazer uma incrível ultrapassagem e assumir a terceira posição. Misael Drum ficou em quinto lugar.
O destaque do final de semana, Carlos Eduardo, conquista sua quarta vitória no final de semana, dessa vez pela VX1. Um final de semana brilhante de Carlos Eduardo.
Uma categoria com muitos nomes de peso teve como segundo colocado Jose Victor e Jordan Martini como terceiro. Lucas Favero Basso, que vem de lesão e continua em recuperação, ficou com a quarta posição e Francisco Rolim em quinto.
As disputas foram acirradas do início ao fim, com brigas emocionantes por cada posição. As intensas batalhas entre os principais pilotos do campeonato levantaram o público presente e mostraram porque o Velocross é esporte de grandes emoções e competitividade.A próxima etapa já é aguardada com grande expectativa.
O evento é uma realização da Federação Gaúcha de Motociclismo com patrocínio de Pro Tork, KTM Sportbay, Biker Acessórios, Dual Tendas e RS Preparações e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e contou com a cobertura completo do site Show Radical.
Fotos: Gustavo Sebold