Alegrete realiza o lançamento regional do Dia do Desafio nesta terça-feira


A 3ª Capital Farroupilha realiza, nesta terça-feira (15), o lançamento regional do Dia do Desafio 2018. Em Alegrete, o evento será realizado às 14h, no auditório da Superintendência do Sicredi.

O evento reunirá autoridades, parceiros e imprensa. Aqui, participam do lançamento regional as cidades de Santa Maria, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana e Alegrete e municípios das respectivas áreas de abrangência.

Durante o lançamento, haverá um bate-papo de superação com o atleta deficiente visual Alexandre Rosa e o campeão estadual do Circuito Sesc Corridas de Rua 2017, o santanense Nidgie da Silva.

Neste ano, 492 municípios do RS se inscrevem previamente e a partir de agora devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 30 de maio. A novidade desta edição é que as disputas vão ter duração de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. O confronto saudável de Alegrete será com a cidade de Absolo (México).

Outra novidade desta edição é que o Sesc lançou o Desafio Social para a arrecadação de calçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. Com propósito social, de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, a campanha ocorrerá durante todo o mês de maio, com a doação dos pares a instituições sociais de Alegrete.

O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Júlio Cesar Santos                             Fotos: Reprodução Facebook

Compartilhar

Curta nossa Fan Page

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*