Alegrete terá ações para lembrar o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Neste momento de isolamento social, o número de idosos vítimas de violência física e psicológica tem aumentado e muito.

Por isso, na semana que antecede o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15), o Sesc Alegrete convida todos a refletirem sobre “Onde mora a violência” e o que podemos fazer para mudar esse cenário.

De acordo com Iara Kulmann, coordenadora do Grupo Maturidade Ativa do Sesc Alegrete, uma série de atividades vai marcar a data.

Desde 2006, o dia 15 de junho é marcado como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Pensando na importância da data, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza nesta sexta-feira (12), um super live às 15h, com o tema “A epidemia da fake news e a violência”. Com mediação de Michele Silveira, o cientista social, mestrando em políticas públicas pela UFRGS Jonathan Rocha e Bruno Luce jornalista, bibliotecário, mestrando em Informática da Educação pela IFRS. O encontro será transmitido no Youtube/SESCRS.

A Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa terá ampla divulgação em Alegrete, através do trabalho do Grupo Maturidade Ativa. Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, o maturidade ativa reúne participantes para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários.

Um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 7 mil integrantes. Em Alegrete, aproximadamente 80 pessoas integram o grupo.

Júlio Cesar Santos                                               Fotos: reprodução