
Uma série de oficinas literárias, ministradas de forma online, para alunos da rede municipal do ensino é um dos diversos projetos que estão sendo programados pela Diretoria de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultural, Esporte e Lazer, através do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek.
Para ministrar essas oficinas – que abordarão o despertar do gosto pela leitura e as diferentes formas de expressão literária, como crônicas, contos, novelas e romances – foi convidada a professora Iolanda Cunha, com vasta experiência na área.
“Será uma oportunidade dos alunos soltarem a imaginação, alimentando o pequeno escritor que há em cada um deles”, aposta a diretora de Cultura, Andréa Oliveira.
Ainda em fase de definição de datas e de como as oficinas chegarão aos nossos alunos, o projeto teve aprovação imediata da professora Iolanda. “Temos que estimular a escrita, através de técnicas de criação literária para promover um texto mais criativo, ajudando o participante a organizar melhor suas ideias”, avalia.
O projeto atende à preocupação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em oferecer atividades que estimulem a leitura e a produção textual, já que as escolas hoje, de modo geral, apresentam baixo índice de leitura, haja vista a expansão de novas mídias.
Participaram também da reunião a diretora do Centro Cultural, Bibiana Fontoura, e o jornalista Paulo Berquó, responsável pela formatação dos projetos da Diretoria de Cultura.