Alegretense bate recorde pessoal na Maratona de Buenos Aires

O maratonista alegretense Luciano Moreira dos Santos, esteve no último dia 22, na cidade de Buenos Aires.

A bela e majestosa capital argentina foi palco da tradicional Maratona de Buenos Aires.

A largada e chegada foi na região de Palermo. Eleita a melhor maratona sul-americana de 2009, pela organização All-Athletics.com, a Maratona Internacional de Buenos Aires faz jus ao título recebido.

A corrida foi totalmente dominada pelos atletas quenianos: Evans Chebet foi o líder com 2:05:02 e estabeleceu um novo recorde de circuito excedendo 2:05:20 de seu compatriota Kipkemboi em 2018.

Sua vitória foi a nona e terceira consecutivas de um atleta queniano na história de Buenos Aires.

Em segundo lugar, Reuben Kipop Kipyego entrou com 2:05:19 e o terceiro terminou Daniel Kipkore Kibet com 2:06:62.

Entre as mulheres, a melhor argentina foi Daiana Ocampo com um recorde de 2:34:16 que não a alcançou para chegar aos Jogos Olímpicos, já que a marca exigida é 2:29:30.

A prova é uma das preferidas dos brasileiros que procuram uma maratona plana, bem organizada e com temperatura amena, além de ficar a poucas horas de vôo das principais cidades do Brasil. Isso sem falar a possibilidade de turismo na capital argentina.

Luciano completou a sua 7ª maratona, batendo seu recorde pessoal, foram 2 horas e 59 minutos. O sub 3, em Buenos Aires, deixou o alegretense em 28º colocado na categoria 45 a 49 anos, que teve o recorde de corredores: 1060. Na classificação geral, Moreira foi o 258º lugar, entre os mais de 10 mil atletas de diversos países africanos e latinos americanos que disputaram esta edição.

Os 42 quilômetros do percurso passou por grandes pontos turísticos da cidade, como a Casa Rosada (do Governo), o famoso Obelisco, o bairro turístico de San Telmo, os estádios do Boca Juniors e do River Plate, o colorido bairro de La Boca e do sofisticado bairro de Puerto Madero, às margens do Rio Prata.

“Novamente, o sonho de correr mais uma prova no exterior foi realizado. Agradeço o incentivo e motivação da família e amigos, bem como, o apoio irrestrito das empresas de Santa Maria (Be Pro, Tai Artmann Fotografias, Padôva Clínica Facial, Barbearia Padôva e Odontodoctor), destaca o alegretense.

Para o atleta essa maratona ficará registrada na lembrança, pois segundo ele, foi uma oportunidade de correr uma prova, ao lado de atletas profissionais (africanos, latinos americanos , além de brasileiros).

“Um dos maiores prazeres que tenho com a corrida é a sensação de ter um objetivo e uma meta realista. Isso nos faz sempre estarmos motivados nos treinos, focados, planejando e, por que não, sonhando”, afirmou o atleta.

Diferente das outras maratonas que o alegretense participou, ele relata que essa foi diferente, pois, estava em busca de sua melhor marca pessoal, e conseguiu o feito.

Júlio Cesar Santos Fotos: Acervo Pessoal e Maratón de Buenos Aires (divulgação)