Alegretense ‘desgarrado’ escreve poemas inspirado pelo mundo espiritual

O alegretense Luiz Carlos Martins Alves, que usa o pseudônimo de Mike Mike, tem seu jeito peculiar de descrever a saudade que sente da sua terra natal - Alegrete.

Espírita, ele traduz em poemas muitas mensagens que auxiliam inúmeras pessoas, assim como, são os poemas os responsáveis por sua inspiração ao externar o grande amor que sente por suas raízes.

Casado e pai de três filhos, há anos, saiu de Alegrete, e atualmente reside em Canoas. Entretanto, sempre que é possível retorna para ver amigos, familiares e demais conhecidos, o que o oportuniza a saciar um pouco da saudade que sente da querência.

Em relação ao espiritismo, o alegretense cita: como sempre dizemos, buscamos o espiritismo normalmente pela dor, raramente pelo amor. Comigo aconteceu também pela dor. Quando jovem, sonhava com o desencarne dos meus entes queridos antes de acontecerem — sonhei com
o do meu pai e com os do meu avô e avó paternos. Alguns anos depois, busquei o espiritismo devido a grave moléstia de um amigo e não mais abandonei a doutrina.

Taxistas estão asfixiados pela concorrência desleal, dizem motoristas de vários pontos


Com o tempo, fui aprendendo a me comunicar com Deus, com Jesus, com a minha amada mãe Maria de Nazaré e com meus mentores espirituais. Um dia, como se tivesse sido do nada, recebi de uma amada irmã espiritual um convite para postar preces em uma página espírita. E assim comecei a escrever.
A intuição vinha, eu escrevia. Foram tantas escritas que senti a necessidade de reuní-las neste livro. Não me considero o autor delas, devo todas aos mentores espirituais que me intuem a escrevê-las; estas pérolas de preces, que um capiau como eu, vindo dos rincões gaúchos, certamente não teria condições de verbalizar.” – assim, Mike Mike lançou Pérolas de Preces.

Em sua rede social, ele escreve inúmeras preces e também alguns poemas relacionados a Alegrete como este que postou em julho durante uma visita a sua terra natal:

Hoje estou no Alegrete

No meio da minha gente

Reminiscente lembrei

Do saudoso Vô Artur

Das histórias que contava

De revoluções e ginetes…

E num lampejo na mente

Brotou esta inspiração

Agradeço, Baita Chão!

Devaneio de peão.

Na penumbra do galpão

Esquentando a invernia

Crepita o fogo de chão

Numa chucra sinfonia.

No burburim da peonada

Minha cabeça embaralha

Reminiscentes batalhas

Cavalos, lanças, espadas.

Tempos entreverados

Sob o toque do clarim

Peões eram soldados

Vida findava assim.

Morte vinha num pontaço

De lança ou adaga afiada

De facão, num cimbronaço

Vida perdida por nada.

Bate o sino estridente

No ambiente do galpão

Alço o corpo num repente

Acordo, saio dessa ilusão.

Com o peito empantufado

Aperto bem as chilenas

Saio para fora fachudo

Arrastando as nazarenas.

E na forma a cavalhada

Bem na frente do galpão

Aguarda pela peonada

Assim é a sina de peão.

Ergo as vistas pro céu

Bombeio e só vejo luz

De Maria brilha o véu

Luz e o amor de Jesus.

ou

Reencontros e conversas…

Brotam na memória:

Relembranças!

Quantas histórias!

Dos tempos de criança!

Fui guri no Alegrete.

Das brincadeiras relembro,

Daquele tempo distante:

Quando chegava setembro,

Uma lata num barbante,

Umas baquetas de caibro:

– Era um tambor retumbante.

Uma roda abandonada,

Arame, ponta curvada,

Saíamos em disparada,

Infância equilibrada.

Ossos que viravam gado;

Uma lata, um caminhão;

Um papel de pão dobrado,

Transformado em avião.

Futebol campo barreado,

Pandorga firme na mão,

Rolimã desgovernado,

Pescaria num lagoão.

Um carretel de madeira,

Uma vela e um elástico,

Pense na brincadeira:

– Era um carro automático!

Bolitas, risco no chão,

Uma soga e um pião;

Lata de ninho, rolete:

– Fui guri no Alegrete!

O alegretense ressaltou que segue o Alegrete Tudo, conhece o quadro Saudade do Alegrete e salientou que a saudade traduz em poemas que dedica aos amigos, tributo que também dedica àqueles que foram importantes em sua vida, e em sua formação como pessoa.

Quem desejar conhecer mais sobre os poemas de Mike Mike pode acessar o perfil no Facebook – link

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários