A cidade paranaense de Joinville foi palco de um dos maiores festivais de dança do país. Durante dez dias, no Centro de Eventos Cau Hansen, e diversas interações pela cidade consolidaram a tradição, profissionalismo e alto nível técnico dos participantes.
Milhares de bailarinos e amantes da dança estiveram em Joinville vindos de todo o País e do exterior com diferentes objetivos: apresentar-se no Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado à atividade didática.

O Festival encerrou no dia 27, com a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.
Alegrete mais uma vez teve destaque através da conceituada Escolas de Dança Ballerina. A bailarina Maria Fernanda Dutra, brilhou nos palcos abertos do Festival de Dança de Joinville.

A pequenina bailarina foi ovacionada pelo público com aplausos pelo seu desempenho e graciosidade. Maria Fernanda participou de aulas nas oficinas ministradas por professores do Teatro Bolshoi e, além do placo aberto, esteve em apresentação no Ginásio da Bel.


A bailarina encerrou o festival com chave de ouro. Foi pré-selecionada para seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

Destaque também para Elisa Giacomelli, que representou muito bem a Ballerina na Mostra Competitiva. Na noite do dia 25, Elisa realizou o seu e o sonho de muitos bailarinos, de estar neste disputado e almejado palco. Ela que chegou ao festival, após criteriosa seleção por vídeo, obteve notas expressivas entre 7.5, 8.0 e 9.25.

A bailarina alegretense mais uma vez projetou seu talento, que foi muito ressaltado pelo corpo de jurados. Por detalhes, ela não entrou entre as finalistas do festival.
Elisa vem reunindo uma lista de conquistas importantes, que começaram aos 10 anos no Bento em Dança, depois 2 medalhas na Itália e, recentemente no Passo de Arte Grand Prix, além de muitas bolsas de estudo no exterior.

Júlio Cesar Santos Fotos: Ballerina (divulgação)