Alegretense é vice-campeã no The Best Jump 2014

No final de semana passado a Capital do RS sediou o maior concurso de saltos o Estado. O tradicional Concurso de Saltos Internacional Cidade de Porto Alegre The Best Jump 2014 no seu 46° aniversário consolidando-se como um dos eventos mais importantes do hipismo nacional e internacional.

cavalo saltos

A competição foi criada em 1969, fruto da dedicação e persistência de um grupo de pessoas apaixonadas por esse esporte. Destacam-se nesse grupo Alcy Resende, Franco Batini, Hugo Cipião Ferreira, Jorge Gerdau Johannpeter, Oswaldo Lia Pires, Sérgio Schapke e Telmo Souza Lima. Na primeira edição do concurso, em 1969, teve como vencedor do grande prêmio o cavaleiro, Giani Samaja com o cavalo Harmonicus. No ano seguinte, o ganhador foi Jorge Gerdau Johannpeter, montando Ébano. Embora os brasileiros liderem a galeria de campeões (34 vitórias), a lista conta com cinco vitórias da Argentina, três do Uruguai, uma da Bolívia, uma da Alemanha e uma da Austrália.

No começo, o hipismo era mais praticado pelos homens, mas a partir da década de 90, as mulheres começaram a se destacar. A amazona Cláudia Itajahy Camarão foi a primeira mulher a vencer o grande prêmio em 1992. Em 1996, a australiana Vicky Roycroft foi a única competidora a zerar duas vezes o percurso da prova mais importante do CSIO4*-W – The Best Jump. O vencedor da última edição, em 2013, foi o paulista César Almeida, montando Vanity Império Egípcio.

cavalo saltando

Neste ano, a amazona alegretense Bianca Bottaro Belleza, mais uma vez representou Alegrete numa disputa acirrada entre as melhores. A alegretense foi a 2ª colocada na final Amador A Top 20. A prova foi disputadíssima, com um desempate contra o relógio. Bianca montou a égua Cahana de propriedade de Francisco Obino Cirne Lima e zerou a pista inicial, passando para um desempate ao cronômetro com mais 9 conjuntos. A atleta Bianca e Cahan lideraram a competição até o último momento, quando entrou, Carlos Alberto Tavares e baixou em meio segundo o tempo da prova. Participaram da competição cavaleiros e amazonas de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Santa Catarina, além de conjuntos do Uruguai e da Argentina.

bianca e cahana

A alegretense ficou bastante satisfeita com o resultado, pois o percurso armado pela Course Designer,  Lúcia Alegria Simões estava bastante técnico e com uma concorrência fortíssima.”fiz o meu melhor, a Cahana foi super eficiente, estamos de parabéns”, destacou Bianca. O prêmio como vice-campeã da categoria Amador foi patrocinado pela Osklen Rio. O francês Louis Bouhana, montando Qlandestin Sas venceu o The Best Jump 2014, Prêmio Bradesco Private Bank Cidade de Porto Alegre.

bianca troféu

A prova foi realizada na Pista Internacional (grama) da Sociedade Hípica Porto-alegrense. O cavaleiro levou a melhor no desempate do GP ao completar o percurso, sem faltas, em 40,66s e garantiu o troféu. O vencedor do Grande Prêmio levou ainda R$ 250 mil e segue na briga por uma vaga na Copa do Mundo 2015, em Las Vegas, EUA. Ao todo, 43 conjuntos nacionais e internacionais participaram do GP e 14 foram ao desempate.

A alegretense segue seus treinamentos na pista hípica do CTG Farroupilha em preparação para mais uma etapa do campeonato gaúcho onde figura como uma das favoritas ao título.

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *