Alegretense estuda a história de Maria Madalena para entender por que as mulheres são tão julgadas

A alegretense Roseli Antunes, que há 18 anos saiu de Alegrete e foi para Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, em busca de trabalho, depois de uma fato corrido em sua vida particular passou a estudar pela Bíblia e por meio de pesquisas, a história de Maria Madalena, para entender o porquê passou a ser julgada dentro da igreja que congrega naquela cidade.

Rose conta que, logo que chegou a Caxias, passou a integrar a Igreja Quadrangular onde se batizou e é missionária. Só que depois da separação, sentiu que as pessoas que antes a respeitavam como missionária passaram a condená-la. -Eu não deixei de ter fé e ir aos cultos, só que senti que mudaram comigo. A partir dessa percepção, com tranquilidade resolvi estudar sobre a história de Maria Madalena, que na Bíblia, foi considerada prostituta e julgada, e na verdade não era nada disso, atesta.

Ela diz que muitos interpretam equivocadamente a Bíblia, como por exemplo, não beber. Na verdade é não beber para se embriagar, ou seja, beber sem controle a ponto de perder a consciência. A partir desse exemplo, as pessoas fazem o mesmo em relação a outras situações e passam julgar. Isso não deve ser atitude de um cristão, observa.

Cabras e bodes são frequentes em ruas do bairro Ibirapuitã; moradores estão incomodados com a situação

A sua separação se deu porque seu ex-marido era pastor e a alegretense conta que ele não vivenciava no casamento o que pregava na igreja e isso foi desgostando ela. – Não aceito mentira, porque isso é oposto do que Jesus quer de nós, cita.

Assim como Maria Madalena, muitas mulheres são julgadas, diz Rose. “Acredito que todos devam conhecer os dois lados de qualquer história para não falar mal e julgar ninguém”. Ela lembra que a nossa vida é uma passagem, por aqui devemos buscar falar a verdade e fazer o bem, viver o que podemos da forma mais correta e harmônica possível. Rose percebe que com os homens isso não acontece e diz que está mais que na hora da sociedade rever esses conceitos, porque assim como eles, as mulheres tem sentimentos que devem ser respeitados e, portanto, não podem viver infelizes ou serem punidas por atitudes alheias.

Roseli Antunes

Jesus apareceu primeiro para Maria Madalena, e na época os apóstolos e todos mais próximos a ele eram predominante homens, isso foi uma quebra de paradigmas, lembra Roseli Antunes. Ela apregoa que somos tão importantes, inteligentes e capazes como os homens para andarmos lado a lado, salienta a missionária.

Mais de 18 mil eleitores não compareceram às urnas em Alegrete

Maria Madalena na Bíblia

Na Bíblia e na cultura popular, Maria Madalena é uma personagem polêmica. A famosa discípula de Jesus já foi retratada como sua esposa, como uma santa e como uma prostituta. Ela aparece no Novo Testamento em momentos centrais, como a crucificação de Cristo.

A virada na sua “reputação” começou a ocorrer em 591 d.C., quando o Papa Gregório I fez um sermão em que a chamava de “mulher pecadora”. E 1.400 anos depois, essa fama permanece, e Maria Madalena foi retratada na arte e na literatura de várias formas. Neste texto, compartilhamos o que se sabe de sua história.

Não há muitas certezas sobre a vida de Maria Madalena, cuja história foi registrada nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, que foram escritos depois da morte de Jesus. Lucas a descreve como uma das mulheres que seguiram Cristo de um lugar para o outro, ao lado dos apóstolos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários