Alegretense faz 65 km em 6h e sobe ao pódio na Ultramaratona Cidade Histórica de Rio Grande

O ultramaratonista alegretense Luciano Moreira/Running Gross, escreveu seu nome na primeira edição da Ultramaratona Cidade Histórica de Rio Grande.

O evento foi um sucesso e contou 99 atletas de cinco cidades do RS e 31 equipes, no último dia 12. A prova integrou às comemorações dos 50 anos da FURG.

Com duração de 6h, num dia nada convidativo para a prática de ultramaratona, com um sol escaldante, clima seco, a prova foi um verdadeiro desafio aos super atletas.

A largada e encerramento foi na Praça Xavier Ferreira, no centro da cidade. Mesmo com todas as adversidades, o atleta alegretense conseguiu atingir seu objetivo de completar as seis horas correndo.

Na classificação geral, Luciano foi o 5º colocado. Em seis horas, o alegretense deu 109 voltas no trajeto atingindo 65,4 km. A vitória ficou com Gabriel Picarelli no masculino com 142 voltas no total de 85,2 km e Pâmela Borba no feminino com 97 volta e 58,2 km feitos.

A prova ainda premiou as modalidades dupla e quartetos entre homens e mulheres. O atleta parabenizou os organizadores pela bela prova e agradeceu familiares, amigos e patrocinadores.

O evento buscou mobilizar as pessoas em torno do esporte e do lazer, além de valorizar a cidade em termos de patrimônio cultural e do turismo. Assim, a praça ganhou uma área de recreação e gastronomia e reuniu um grande público durante boa parte do trajeto.

De acordo com o professor Gustavo Freitas, do Instituto de Educação da FURG, foram 31 equipes envolvidas, e nenhum desistência. Freitas avaliou de forma muito positiva a realização da prova.

A ultra 6 horas, foi um projeto de extensão do curso de Educação Física da FURG. Realizado em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Município de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), que permitiu a instalação de toda a infraestrutura necessária para o evento.

Agora, Luciano Morira, foco os treinamentos visando a a Ultramaratona 12 horas de Vila Velha, no mês de dezembro no estado do Espírito Santo.

Júlio Cesar Santos                            Fotos: Carlos Norberto e Angela Vitória