Alegretense João Pedro Silveira: o treinador de goleiros que já fez curso para técnico na CBF

O alegretense João Pedro Silveira, aos 26 anos, é um dedicado e estudioso do futebol. O guri que morou no Bairro Vila Nova, hoje reside em Porto Alegre. Sua profissão é treinador de goleiros do Esporte Clube Cruzeiro. Ele já rodou o mundo. Dedicado à profissão, João Pedro já frequentou até os cursos para técnicos ministrados pela CBF.

Filho do casal José Chaves Moreira e Jacqueline Zacarias Silveira, a professora Jaque da Ballerina, João Pedro vive um momento especial na carreira.

O trabalho com futebol, como treinador de goleiros da base do Cruzeiro, é gratificante avalia o alegretense. Com um currículo invejável, o trenador já passou por Inter, Grêmio, São José e Aimoré.

Em 2012, ingressou na URCAMP/Alegrete, no curso de Educação Física – Licenciatura, se formou em 2015. Em 2015, foi para PUC, e ao mesmo tempo na Escola de futebol do Grêmio, assumiu como professor e treinador de goleiros.

No ano de 2016, subiu para seleção do Grêmio nas categorias sub-13 e 15, entre o treinos com a gurizada tricolor, João Pedro auxiliava no time base, que antecede o profissional.

O treinador recorda que, quando entrou na faculdade conseguiu um estágio de auxiliar do preparador físico Fabiano Silva ( Juruna), na época no Concórdia Futsal. Amigo pelo qual tem um apreço muito grande, que hoje está no Tubarão Futsal realizando um belo trabalho.

Pelo Grêmio, o alegretense conquistou o gauchão de conveniadas pela seleção tricolor. Em 2017, nas férias do Grêmio, foi auxiliar o treinador de goleiros da categoria principal do Aimoré, durante toda a pré-temporada, tendo como treinador da equipe na época o ex jogador Clayton.

No mesmo ano saiu do Grêmio e assumiu logo os goleiros da sub-13 do São José e auxiliava na sub-17.

No início deste ano, João Pedro, foi bronze no Torneio Pequeno Gigante em Campo Bom, ficando à frente da equipe do Inter. Em Teutônia, foi campeão com sub-13, e ainda arrematou o troféu com o goleiro menos vazado.

Com bacharelado pela PUC, o alegretense conta que começou a trabalhar como treinador de goleiros e professor na escola de futebol Atlético Sarandi na Capital. Lá, colheu muitos títulos em torneios da base, e até no gauchão.

Nas férias deste ano, o treinador de goleiros recebeu contato de um amigo, que trabalha no Cruzeiro, dizendo que o clube estava interessado nele. Uma rápida conversa e contrato assinado para assumir da sub-15 para baixo do Cruzeirinho e auxiliar na categoria principal quando pudesse.

João Pedro concluiu na Granja Comary, em Teresópolis, o curso da Licença C, para treinador de futebol. Em outubro desse ano, finalizou o curso de treinador de goleiros da CBF.

No currículo o curso de licença B, para treinador de futebol realizado em Floripa, marcou de vez a vida do alegretense. Lá ele fez amizades com o ex-jogadores: Tcheco, Gustavo Papa, Renato Abreu e muitos outros que mantem convívio até hoje.

Em 2017, quando a seleção do Brasil veio jogar em Porto Alegre, o alegretense foi chamado pela CBF para integrar o grupo de professores que iriam trabalhar no projeto CBF Social, no gramado do Estádio Beira Rio, e no ano seguinte, foi chamado novamente para trabalhar no mesmo projeto, só que na Arena do Grêmio.

João relembra do estágio na categoria profissional do Internacional, lá também fez amigos e adquiriu um grande conhecimento técnico que enriqueceu ainda mais seu currículo.

Atualmente, trabalha de terça a quinta na base do Cruzeiro. No período da manhã prepara os goleiros pequenos e, à tarde, trabalha com os maiores. Nas segundas e sextas, o alegretense auxilia no profissional.

O alegretense se diz realizado na profissão. Do trabalho na Escola de Futebol do Paris Saint Germain, Grêmio, Inter, e as atividades no Cruzeiro atualmente, não será surpresa no futuro assumir a função de técnico de futebol em algum time do país. Embora o treinador de goleiros não admita, ele já tem a chancela da CBF.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *