O alegretense Sérgio Soares Cruz saiu de Alegrete em busca de ascensão no esporte que aprendeu admirar desde guri. Das pedaladas diárias pelas ruas e estradas de Alegrete, iniciou nas competições. Após títulos sucessivos nas mais importantes provas de ciclismo da Região, buscou seu espaço no cenário gaúcho de Mountain Bike.
A reportagem do Portal Alegrete Tudo, aproveitou a chegada do ciclista em sua terra natal e bateu um breve papo. Confira:
Portal: Há quanto tempo você pratica o Mountain Bike ?
S. Cruz: Faz tempo, iniciei pedalando com a gurizada, depois peguei gosto e fui participando de competições, daí não parei mais.
Portal: O que é preciso para se tornar um atleta de ponta nesse esporte ?
S. Cruz: Determinação e vontade de vencer, superar obstáculos e nunca desistir na primeira queda.
Portal: A saída de Alegrete foi pensando no crescimento como atleta ou uma decisão particular ?
S. Cruz: As competições são distantes daqui, então resolvi apostar longe daqui. Em Caxias do Sul, consegui o apoio que aqui eu não tinha, daí foi treinar e treinar. Também consegui um emprego melhor, tive maiores oportunidades.
Portal: Quais teus principais títulos no ciclismo ?
S. Cruz: Tenho vários, mas destaco o gaúcho por antecipação em 2014, esse acho o principal.
Portal: O que é preciso para conseguir patrocinadores, os custos são altos no esporte. Como você lida com isso ?
S. Cruz: Olha, patrocínio é bem complicado. Eu mesmo, tenho um só que consegui ano passado, o resto que tenho são só apoiadores. Tem de mostrar resultados para poder conseguir. Todo o esporte tem custo, no ciclismo não é diferente. O atleta tem que ter várias conquistas e resultados expressivos, além de muita divulgação das marcas que apóia.
Portal: 2014 foi teu ano, como conseguiu figurar entre a elite do RS ?
S. Cruz: Foi um ano que tive resultados ótimos, agradeço meu treinador pelo trabalho que venho fazendo já algum tempo de preparação juntos. Consegui figurar na elite com muito empenho e determinação. Espero repetir tudo em 2015, o foco é esse.
Portal: E a prova a nível nacional, qual foi a experiência ?
S. Cruz: No brasileiro foi uma experiência muito legal. Lá eu vi que eu evoluí muito, mas também serviu pra ver no que tenho de melhorar.
Portal: Em Alegrete, temos bons atletas neste esporte. Qual a dica para eles acreditarem que podem triunfar na elite do Mountain Bike gaúcho?
S. Cruz: Sim. Alegrete tem muitos atletas talentosos. A dica é treinar e ir em mais competições.
Portal: Qual a mensagem do atleta Sérgio para 2015 ?
S. Cruz: Que Deus ilumine todos os atletas de todas as modalidades e muito foco e determinação.
Por: Júlio Cesar Santos