Alegretense participa do grupo de segurança contra o terrorismo na França

O alegretense Pedro Vargas Nunes está há 16 anos nas Tropas da Legião Estrangeira na França.

a pedro bandi

O Portal Alegrete Tudo entrou em contato com o sargento-chefe alegretense que está no sul do País francês na cidade de Avignon situada na margem esquerda do rio Ródano, no Departamento de Vaucluse a cerca de 650 km a sudeste de Paris e a 80 km a noroeste de Marselha. A cidade tem cerca de 95 mil habitantes e foi durante vários anos cidade dos Papas da Igreja Católica.

a pedro heli

 

O atentado ao jornal Charlie Hebdo deixou as autoridades francesas em alerta pois logo após o atentado, as autoridades francesas deram início a uma caçada aos três terroristas. A polícia já identificou o grupo: dois deles seriam irmãos de origem argelina, que teriam recentemente retornado da Síria. O terceiro, ainda não identificado, teria 18 anos. Em Paris, a segurança foi reforçada em toda a cidade.

A primeira grande preocupação do governo francês foi com os jornalistas, os alvos mais prováveis caso acontecessem outros ataques. Os prédios que abrigam empresas de mídia receberam proteção reforçada. O presidente francês, François Hollande, visitou o local do atentado em Paris ainda de manhã. Ele disse não haver dúvidas de que era um ataque terrorista contra jornalistas e contra a liberdade de expressão.

a pedro bomba

 

Hollande aumentou o alerta de segurança nacional para o nível máximo. Pelo menos 300 soldados do exército foram acionados para patrulhar locais públicos, como aeroportos, lojas de departamentos e escolas.  A região da Torre Eiffel, que vive lotada de franceses e turistas, recebeu um reforço na segurança assim como pontos de ônibus, estações de metrô e trem. Excursões escolares foram canceladas.

A polícia disse que a caça aos assassinos é uma prioridade. E que os três homens são extremamente perigosos, um já foi preso os outros dois estariam escondidos num povoado distante 60 km de Paris. Conforme o alegretense por enquanto somente a polícia está envolvida, mas a Legião Estrangeira está fazendo a segurança dos aeroportos, metrô e estação de trem afim de evitar mais atentados. Juntamente com o Exército francês estão fazendo segurança dos cidadãos em pontos estratégicos dentro do país nas principais cidades.

No momento o sargento Pedro Vargas não está envolvido diretamente nas áreas cercadas pela ação anti-terrorismo, “estamos em prontidão e dando segurança a população desta área” explica o alegretense.

a pedro robcop

Vargas explica que por estarem deslocados mais para a região dos Alpes dificilmente será enviado para Paris, embora uma tropa da Legião já esteja na capital francesa.

a pedro alpes

Os suspeitos seriam os irmãos franceses Said Kuachi, 34 anos, e Cherif Kuachi, 32, foram avistados nesta quinta-feira (8) no norte da França. Na madrugada, o terceiro suspeito, Hamyd Murad, um jovem de 18 anos, se entregou à polícia afirmando que é inocente.

a pedro local

Cherif é um jihadista conhecido pelos serviços antiterroristas. Em 2008, ele foi condenado por participar de uma rede de recrutamento de combatentes para o Iraque. Kuachi integrava a chamada “rede de Buttes-Chaumont”, encarregada de enviar jihadistas para combater no braço iraquiano da Al-Qaeda.

O alegretense Pedro Vargas manda um abraço aos familiares e amigos e diz que está seguro e confiante e que a paz volte a reinar no País. Segundo ele este foi o maior atendado no País.