
Na decisão, disputada na última sexta-feira (6), em Niterói (RJ), o time do Rio Grande do Sul superou o Sabres (SP), em jogo emocionante, pelo placar de 55 a 53. Os gaúchos terminam a competição de forma invicta, tendo vencido os cinco jogos que realizou no torneio.

Os alegretenses Juliano Caiel e Eliandro Visotto integram o seleto time santa-cruzense e ajudaram o time da ASPEDE nessa histórica conquista. Eles foram recepcionados em uma grande carreata pelas ruas de Santa Cruz do Sul.

Já na disputa do bronze quem ficou com a medalha foi o Macaé Paralímpico (RJ), que venceu o Tubarões de Rio das Ostras (RJ), por 52 a 50. Os três primeiros colocados garantiram o acesso para a disputa do Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão em 2025.
O Módulo A da Copa de Acesso contou com a participação de oito equipes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – além dos quatro semifinalistas, também disputaram o torneio as equipes ADAU Erechim (RS), AMDE – Cuiabrasa (MT), ADESPARV Sobre Rodas (GO), e ASSIPED-Pantanal Sobre Rodas (MS).
Leia mais: Marido clama por ajuda para encontrar mulher desaparecida em Alegrete
A Copa de Acesso, com seus dois módulos, é a principal porta de entrada para as divisões de elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquetebol em Cadeira de Rodas, que são compostas por 28 equipes, sendo 16 na 1ª Divisão e 12 na 2ª Divisão.


“Esta é uma competição que reúne equipes de todas as cinco regiões do Brasil e que dá cinco vagas para a 2ª Divisão. Para chegar, tem que jogar a Copa de Acesso. Por isso ela tem essa importância, pois olha para todo o Brasil de uma forma completa”, declarou Mário Belo, presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas.
Leia mais: Cães matam e ferem mais de 30 ovelhas no Passo Novo
A Copa de Acesso, Módulos A e B, de Basquetebol em Cadeira de Rodas 2024 é apresentada pelas Loterias Caixa e tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpico – CBCP, e é realizada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas – CBBC.

Além da premiação de campeã da Copa de Acesso Módulo A, a ASPEDE União Corinthians, teve o Melhor técnico: Prof. Evelyn Cristiane Barbian; MVP: Roger Rodrigues; Classe 1.0: Cassiano José e Classe 3.0: Roger Rodrigues.
Fotos: Cinélio Zingler