
Não é de hoje que as pessoas procuram diversas formas para emagrecer, porém, algumas vezes, acabam errando na escolha dos alimentos para melhorar a alimentação.
O nosso corpo converte os alimentos em energia, processo chamado de metabolismo. Esse processo acontece há todo momento, mesmo quando estamos dormindo ou descansando, pois o corpo precisa de energia para manter suas funções vitais, como a respiração, por exemplo.
Essa função tem um papel importante no emagrecimento, pois quanto mais rápido o metabolismo, mais fácil torna-se perder peso e/ou medidas. Vários fatores influenciam o ritmo do metabolismo, inclusive a alimentação. Visto isso, alguns alimentos são termogênicos e aceleram esse processo, confira quais são eles:
• PIMENTA
Como possui capsaicina – substância que ajuda na termogênese – o aumento da temperatura corporal aumenta e junto com ele, o metabolismo.
• CHÁ VERDE
Origem asiática e muito conhecida ao redor do mundo. Essa planta contém epigalocatequina – substância que colabora com a perda de gordura na região abdominal – o que faz dele um ótimo aliado na hora da dieta.
• GENGIBRE
O consumo diário e consciente dessa raiz proporciona uma elevação no nível do metabolismo, atuando como termogênico e ajudando a queimar a gordura corporal.
• CANELA
Além de elevar a temperatura corporal, assim como os outros, ela ajuda na absorção da glicose pelas células, fazendo com que o pâncreas libere menos insulina e, consequentemente, acelere o metabolismo.
• PEITO DE PERU
Fonte de proteínas e com baixo teor de gordura, muito indicado para quem quer perder peso. A proteína ajuda o corpo a gastar mais energia durante a digestão, tendo impacto positivo no emagrecimento. Além disso, o peru é fonte de creatina e aminoácidos, que ajuda na fortificação do corpo.
• ATUM
Fonte de ácidos graxos ômega 3, que estimulam à produção de leptina – hormônio que está ligado a saciedade – favorecendo a perda de gordura.
• CLARA DE OVOS
Ótimo alimento quando o assunto é ganhar massa musculosa. Como é um alimento pesado, exige mais esforço na hora da digestão, o que faz com que o corpo gaste mais energia.
• ABACATE
Muitas pessoas pensam que o abacate engorda, mas estão enganadas. Essa fruta estimula o metabolismo a queimar gorduras, pois ele é rico em gordura monoinsaturado (gordura boa), que faz com que o corpo não acumule gordura.
Quando esse tipo de alimento é ingerido a temperatura corporal eleva e, consequentemente, acelera o metabolismo e quando isso acontece, o corpo precisa gastar mais energia para reequilibrar a temperatura. Para cada grau de elevação da temperatura, o metabolismo aumenta de 10% a 13% (queima de 100 a 130 calorias a mais que o normal). É óbvio que somente comer esses alimentos não irá fazer você emagrecer do dia para a noite, é preciso constância e disciplina, além da prática de atividades físicas.
Geovanna Valério Lipa