Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato, do sexo masculino, que completa 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. O período de alistamento compreende aos seis primeiros meses do ano em que o cidadão completar 18 anos. Para fazê-lo, é preciso comparecer à Junta de Serviço Militar, munido de Certidão de Nascimento, duas fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência. Quem mora fora do País deve dirigir-se à Embaixada ou Consulado mais próximo.
Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.
Em Alegrete, a 1ª Delegacia de Serviço Militar é comandada pelo 1º Tenente Washington. O militar alerta a importância dos jovens em realizar o alistamento. “Se não faz o alistamento, gera uma série de consequências futura ao cidadão”, explica o tenente. De acordo com ele, são esperados mais de 650 alistamentos no período que vai até 30 de junho. Em 2015, todos os jovens nascidos em 1997 devem comparecer na Junta do Serviço Militar anexo a Prefeitura na Rua Demétrio Ribeiro.
Em 2014, aproximadamente 652 jovens efetuaram o alistamento obrigatório. O responsável pela Junta da 10ª CSM em Alegrete explica que todo o alistado que for dispensado do Serviço Militar prestará o Juramento da Bandeira em uma solenidade militar como forma de dispensa do Exército.
A 1ª Delegacia compreende as cidades de Barra do Quaraí; Manoel Viana; Rosário do Sul, Uruguaiana; Quaraí e Alegrete. O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.