No mínimo um vez por semana, a Santa Casa de Alegrete, é o “palco” de uma turma cativante que há anos conquista os pacientes e todos que estão no local, pela alegria que contagia cada espaço do hospital. A última visita aconteceu no dia 28 de junho. Esta não foi a primeira edição do Amigos da Alegria, pois já ocorreram edições em anos anteriores. Portanto, neste ano, o projeto foi retomado pelos professores Luiz Carlos Mendonça Júnior e Carine Jardim. Também foi realizado o convite às turmas do Ensino Médio, sendo formado um grupo de cerca de 20 alunos.

O projeto Amigos da Alegria traz como proposta principal a “transformação” dos lugares atendidos (Santa Casa e asilos) em ambientes lúdicos e humanizados, criando momentos de descontração e alegria ao público atendido (pacientes, acompanhantes e colaboradores).
É uma iniciativa de professores e alunos do Colégio Divino Coração. É um trabalho voluntário que deseja instigar o crescimento humano-cristão, a doação e amor ao próximo. O CDC vê o projeto como uma prática pedagógica transformadora que contribuirá para um novo olhar sobre as questões humanas, sociais, econômicas e políticas por parte dos alunos, além da promoção da saúde dos pacientes.

O projeto visa proporcionar a socialização e amenizar o tempo ocioso dos pacientes, levando alegria e otimismo, por meio de atividades educativas, leituras, encenações, piadas e musicalização. Por isso o projeto se chama “Amigos da Alegria”.
A proposta é que, em todas as sextas-feiras, a Santa Casa ou algum asilo da cidade possa ter as tardes mais cheias de alegria! “Os Amigos da Alegria estão chegando!”

Tânia Zinelli, assistente social, da Santa Casa, disse que o projeto Amigos da Alegria, é uma oportunidade dos pacientes desopilarem de todas as dificuldades, que muitas vezes estão enfrentando nos tratamentos. Que é encantador ver a alegria, a espontaneidade e todo sentimento positivo que proporciona, não só aos pacientes como acompanhantes e toda Santa Casa. “As pessoas pedem para que eles retornem” – comentou.
Ela enaltece a todas as pessoas que se dispõem em levar um pouco de amor, carinho e alegria aos internados.




Flaviane Antolini Favero