
Aos 90 anos, o empresário que atua voltado para o ramo do agro escolheu Alegrete para viver e constituir família. Tem uma larga história de trabalho dedicado a comunidade que lida, diariamente, com a produção agropecuária no Município. Zinelli recebeu o Pá do Arroz na categoria pioneirismo.
Leia mais: De Alegrete à França: a jornada de perseverança e estudo de Isadora Ferrão, pesquisadora do ICMC

Acompanhado da família e amigos ele recebeu o troféu Pá do Arroz sendo um orgulho à classe produtora local pela dedicação e tenacidade ao trabalho, mesmo aos 90 anos.
Leia mais: Nove meses de mistério: caso Jardel Nunes segue sem solução em Alegrete

O troféu Pá do Arroz é um prêmio que homenageia pessoas e produtores do setor arrozeiro. É um símbolo do trabalho do orizicultor e é entregue pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).
Quem são homenageados?
Pessoas que se destacaram no setor agrícola e arrozeiro
Representantes da área de exportação
Reconhecimento ao trabalho na área ambiental
Produtores que contribuem para a excelência do cultivo no Brasil
Natural da cidade Mata (Vila Clara), filho de agricultores, desde menino trabalhando em lavoura de arroz, após prestar serviço militar, veio morar em Alegrete em 1953, já com a profissão de torneiro mecânico. Com conhecimento técnico e habilidade, iniciou seus trabalhos montando sua oficina de torno e solda para conserto de máquinas agrícolas.
Leia mais: Pedro, o jovem de 14 anos gravemente ferido em atropelamento, está em casa
Em 1969, seu Leonel fabricou as caçambas ‘Scraper’ para construção de açudes e barragens. Também fabricava polias, cavaletes para puxar água, caixas de transmissão, pontas de eixos para tratores, adaptava direção hidráulica em tratores. Em 1957, fabricou diversos virabrequins de motores a diesel, para tratores e motores estacionário.
Em 1970, criou a tração traseira LEZY para colheitadeiras no Brasil tornando, pioneira e inédita. Também adaptou inúmeros pistões hidráulicos em arados de arrasto. Ainda na década de 70 criou o grupo oficina móvel, com solda, esmeril, luz elétrica, gerador de luz, furadeira, compressor de ar, serra circular para madeira e maquina para consertar pneu e policorte.
Em 1980 — Criou a tração dianteira para tratores, inédita no país.
Em 1997 fabricou o ROTOR AXIAL LEZY SIMPLES, para colheitadeiras, sistema inédito na América do Sul.
Em 2005 fabricou o primeiro ROTOR AXIAL DUPLO da América do Sul.
No ano de 2006, ganhou o prêmio GERDAU MELHORES DA TERRA, na Expointer (Esteio/RS), pela invenção do ROTOR AXIAL LEZY, adaptável para qualquer colheitadeira, esta é a maior premiação no setor de maquinas e implementos da América do Sul, sendo pioneiro na região a receber o prêmio nesta magnitude. 4×4 agrícolas e rotores axiais, nasceram em Alegrete, na Indústria LEZY.
Leonel Zinelli, hoje aos 90 anos de idade, continua trabalhando normalmente diariamente na Indústria.