
Dezenas de pacientes do SUS, aqui de Alegrete, que precisam de tratamento de câncer fora domicílio, em Uruguaiana, estão com problemas de continuidade porque o aparelho que faz radioterapia está com defeito.
Essas sessões geralmente são diárias e o diferencial para a melhora de vários tipos de câncer. Um paciente de Alegrete, assim como muitos outros que ficam na APECAM, em Uruguaiana, precisam desse tratamento diz que é complicado interromper as sessões por problemas no equipamento. -Eu já estou melhor, mas tem muitos em estado bem pior que não podem interromper as radioterapias de jeito nenhum, observa Ezílio Nicolli. Desde a última quinta- feira parei com as aplicações, informa.
A esposa Simone que o acompanha comenta que isso é preocupante, porque vê a situação dos pacientes que de maneira alguma não podem interromper as radioterapias. Ela foi informada, neste dia 4, de que o aparelho continua estragado e não sabem quando retornam para dar continuidade ao sessões.
Esse aparelho atende pacientes pelo SUS de Uruguaiana, Alegrete e várias outras cidades da região. Até o momento não previsão de retorno e todos, conforme Simone Nicolli ficam atentos, porque os que moram em outras cidades precisam sair rápido quando são avisados que a máquina voltou a funcionar.
O tratamento
A radioterapia é feita com um equipamento chamado acelerador linear de partículas, que emite radiação para destruir células cancerosas.
A radioterapia é um tratamento local para vários tipos de câncer, e pode ser aplicada de forma externa ou interna:
- Radioterapia externa O aparelho emite radiação de forma direcionada para a área a ser tratada, de fora do paciente.
- Radioterapia interna ou braquiterapia O agente radioativo é implantado próximo ao tumor, emitindo radiação diretamente sobre o tecido afetado.
O tratamento de radioterapia é planejado com base em um exame de tomografia, que fornece dados para o médico analisar e definir a técnica e a quantidade de radiação a ser utilizada.
A radioterapia é normalmente realizada cinco dias por semana, durante seis a sete semanas. A duração de cada sessão é de cerca de 10 a 15 minutos, mas a aplicação da radiação propriamente dita dura apenas cerca de dois minutos.