Apenados do Presídio de Alegrete são vacinados contra a gripe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou o programa de aplicação da vacina contra a Influenza (gripe), em 107 apenados do Presídio Estadual de Alegrete.

Entre os servidores da unidade prisional, 11 receberam a dose, que imuniza contra os vírus da gripe.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o esquema de vacinação que contou com uma enfermeira profissional que trabalha na saúde penal, vinculada a secretaria municipal de saúde. A ação foi coordenada pelas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, dentro da diretriz do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, que é o de garantir a saúde no sistema prisional.

Segundo apurou a reportagem foram destinadas 150 doses para o estabelecimento penal. Caracterizados pela vulnerabilidade social e econômica que os colocam em situação de maior exposição à infecção e impacto pela doença, os presidiários estão incluídos na lista da vacinação como grupos prioritários, bem como os policiais penais.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

A população carcerária é considerada suscetível a doenças infectocontagiosas, como demonstrado pela prevalência aumentada de infecções nesta população em relação à população em liberdade, sobretudo pelas más condições de habitação e circulação restrita, além da inviabilidade de adoção de medidas não farmacológicas efetivas nos estabelecimentos de privação de liberdade, tratando-se de um ambiente potencial para ocorrência de surtos, o que pode fomentar ainda a ocorrência de casos fora desses estabelecimentos, sustenta o Ministério do Saúde, por isso adotou essa medida de prevenção a doença.

O objetivo da vacina da gripe é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas, por exemplo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários