
Recomendação para os casos leves é de isolamento domiciliar por 14 dias, segundo a Vigilância de Saúde. Ação do governo estadual acontece após confirmação de contágio por transmissão comunitária.
O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, divulgou no domingo (22), mudanças no monitoramento de casos da Covid-19 no estado. De acordo com informativo divulgado, a Vigilância de Saúde passará a fazer testes para coronavírus apenas em casos graves que necessitem de internação hospitalar.
No Rio Grande do Sul são 85 casos confirmados da doença. No Brasil, são mais de 1.600 casos e 25 mortos.
Nos casos considerados leves, de pessoas que apresentem sintomas gripais, a recomendação é permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.
A atitude foi tomada por parte do governo após a confirmação do primeiro caso de transmissão comunitária, quando já não é possível identificar a origem da contaminação.
Casos considerados leves
Segundo documento da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, os casos de Síndrome Gripal (SG) são aqueles que apresentam febre de início súbito (maior de 37,8°C) acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um outro sintoma – como dor muscular, nas articulações, ou dor de cabeça. Em crianças, é a febre acompanhada de tosse, coriza ou congestão nasal.
Casos considerados graves
Pacientes que apresentem os sintomas da Síndrome Gripal, associada aos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são: falta de ar, desconforto respiratório e saturação abaixo de 95%.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/1/i/5zdABDT5aPyFXcy3sXKg/sintomas.jpg)
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1
Fonte: G1