
No último ano, um bom número de empresas do segmento vieram para o Município, criando uma grande oportunidade para novos postos de trabalho. No último trimestre, mais de 162 novos motoristas se cadastraram nos aplicativos que atuam no Município.
Leia mais: “É uma dor eterna”, diz mãe que perdeu o filho horas depois do seu nascimento
Em razão dessa expansão, diversos trabalhadores realizaram cadastro nas mais diversas empresas de aplicativo de mobilidade urbana em Alegrete. Segundo apurado pela reportagem do PAT, o crescimento foi tão grande que o setor cresceu cerca de 23% nos últimos três meses.

A reportagem entrevistou dois gestores de duas empresas do segmento e procurou saber qual é a expectativa de crescimento para o segmento. Leonardo Freitas, empresário e gestor do Garupa Alegrete, destacou que o segmento segue em franco crescimento, estima um aumento de 20% 25% no número de corridas durante a época, porém, faz um alerta para a situação econômica do Brasil e seus impostos e inflação durante o ano.”O mês de dezembro foi calmo de maneira geral, em todos os segmentos e acreditamos que com esses impostos, o grande público pode migrar para outros tipos de transportes visando economizar o orçamento do mês, completou.
Mateus Morais, proprietário do Rota 77, que já completando cinco anos de atividades da empresa Alegrete, abordou outro viés. Segundo ele, a marca se consolidou muito ao longo dos últimos anos, com diversas estratégias, sendo elas de marketing ou parceria de eventos e fez com que o público alegretense visse no Rota 77 uma empresa séria e de credibilidade para o transporte de pessoas.”Nesse 2025, estamos com uma expectativa alta, sempre pensando no cliente e no nosso servidor, pensamos em aderir a uma modalidade que o motorista pague um boleto ao fim do mês e garanta ainda mais vantagem. Estamos bem felizes com a empresa e com a expansão do segmento”, completou o empresário.
Um fator que ajuda explicar essa expansão é a questão da autonomia no trabalho. Muitos motoristas relatam que você faz seu próprio horário e com isso consegue estabelecer metas diárias de horas de rodagem com o sistema do aplicativo ligado. João Pereira é servidor de uma das empresas de Alegrete e fez questão de destacar que sua renda mensal é muito superior de quando atuava como comerciante, “eu fazia parte de uma agremiação de vendas, no meio de 2023 resolvi sair do emprego e me arriscar nesse mundo das corrida e posso dizer com toda certeza; foi a melhor coisa que fiz”, enfatizou o alegretense.