Arterapia provoca um novo olhar na educação

Com o objetivo de divulgar o seu trabalho, bem como, mostrar a importância da arteterapia, na escola, o arteterapeuta Vagner Almada, filiado a AATERGS 161/0618, vem realizando oficinas nas escolas públicas estaduais.


A primeira oficina ocorreu na Escola Estadual Waldemar Borges, onde após ter conhecimento sobre esta prática integrativa, estes puderam participar de uma sessão de arteterapia pela primeira vez em suas vidas.


A segunda oficina foi para os educadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ecilda Alves Paim, dentro das comemorações de aniversário do educandário.
O arteterapeuta Vagner Almada acredita que o processo de criar além de desenvolver a criatividade, imaginação, autonomia, expressa os sentimentos, emoções, desejos, anseios, mágoas, tristezas, alegrias, sonhos e a própria opinião do autor.

A obra criada expressa a sua manifestação em relação ao tema presentes no consciente ou armazenadas no inconsciente.
Segundo (TOMMASI 2012,p.16), a arteterapia se fortalece como prática terapêutica justamente no momento de crise existencial. A alma há muito tempo esquecida, solicita auxílio à sua irmã Arte para emergir de seu exílio e trazer saúde a humanidade.


O arteterapeuta, que também e educador, parabeniza as equipes gestoras destas escolas por valorizar o ser humano, seus sentimentos, anseios, desejos, opiniões, pois estamos vivendo um momento muito conturbado, sem tempo para nos cuidar, para conviver com o outro, para expressar os nossos sentimentos, surgindo as amarras, as doenças e as sessões de arteterapia resgata a promoção, a prevenção e a expansão da saúde. Com o bem-estar físico, mental e psicológico as pessoas desempenham suas funções com mais disposição, aumentam a sua produtividade, são sensíveis aos sentimentos dos outros e são mais felizes.

Vera Soares Pedroso

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*