Integrantes do Coletivo Arte Pública, os escultores Catiuscia Dotto e Roberto Chagas (foto) representarão o Brasil na exposição Viajeros del Sur, que entra em cartas na próxima quinta-feira, em Montevidéu, no Uruguai. Completam a mostra as artes do argentino Rodolfo Soria e do uruguaio Oscar Unpiérrez.
A exposição é mais um fruto de uma relação de admiração, respeito e troca que os quatro artistas vêm desenvolvendo desde 2008, ao participar de encontros de arte por diversos países da América Latina. Inclusive Santa Maria, onde os hermanos já estiveram desenvolvendo seus trabalhos no Simpósio Internacional de Escultura.
– De certo modo, essa exposição em Montevidéu trata disto. Não podemos mais ficar parados, somos transeuntes. Também acreditamos que nisso tem algo de muito importante, algo que move nossas produções plásticas, que nos anima em direção à arte. Assim, essa exposição não reúne apenas quatro bons amigos de três países, o que já seria o suficiente, mas dá a dimensão que não estamos isolados, que temos ciência do que tem acontecido em outras partes do mundo e, principalmente, dos países limítrofes a
nós. Nesse movimento, e nessa reunião, é que cruzamos as fronteiras que nos foram impostas e sobre elas estabelecemos nossos próprios territórios – avalia Roberto.
A integração artística promovida pelo Arte Pública tem rendido frutos a Santa Maria. Só neste ano, três exposições com “o dedo” do coletivo foram realizadas por aqui: a da pintora italiana Anita Monoscalco, na Sala Monet Plaza Arte, e dos argentinos Lucas Llanos e Rodolfo Soria.
– Com as ações que temos desenvolvido, temos entrado no “mapa” das artes e inserido Santa Maria também nesse circuito. Estamos trazendo produções contemporâneas e internacionais para a cidade – comenta Roberto.
A mostra Viajeros del Sur ficará em exposição na Centro Cultural Florêncio Sanchez, na capital uruguaia, a partir de 6 de novembro. Posteriormente, o objetivo do grupo é fazer com que a exposição percorra as cidades onde vivem os artistas: Santa Maria, claro, e Santiago del Estereo, na Argentina.
Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA