
A cidade de Alegrete é diferenciada pelo grande envolvimento, da comunidade, durante o mês de setembro na Semana dos Festejos Farroupilhas. São tertúlias, cafés de chaleira nos piquetes, churrasco na vala e as dezena de bailes durante essa semana, fechando com o Desfile de 20 de setembro na praça Getúlio Vargas.
Uma equipe que pela dedicação demonstra ter prazer e amor em fazer as delícias da culinária gaúcha, é Serafina Nardon e Ivone Saldanha que ficam no galpão da praça ao lado Casa de Atendimento ao Turista. Serafina, que se dedica há 17 anos aos Festejos, a mais experiente sempre bem disposta, mais uma vez prepara junto com as parceiras durante toda a semana pratos típicos da culinária gaúcha.

Tudo é preparado com carinho e dedicação explica a experiente cozinheira. – Eu amo fazer isso e participar das festividades, cita Serafina e aqui sempre terá o acolhimento gaúcho com um sorriso e hospitalidade de nosso povo E dentre os pratos estão o tradicional carreteiro, puchero, feijão mexido, bolinho frito (de chuva). As refeições são servidas às prendas e peões dos Festejos de 2024 e integrantes da Comissão organizadora do evento