Os 30 anos da Associação dos Arrozeiros de Alegrete foram comemorados de forma especial, em evento dia 28 na Sociedade Italiana.
Produtores de arroz e suas famílias, autoridades, imprensa e convidados lotaram o salão da italiana. A Associação foi criada para congregar produtores e servir de base às lutas junto as esferas de governo, pelos direitos de produção e comercialização do arroz- um dos principais produtos da economia de Alegrete.
A história da Associação dos Arrozeiros conta um pouco da trajetória de imigrantes italianos e alemães que vieram para Alegrete, junto com os “pelos duros” cultivar o grão sagrado na alimentação da humanidade- o arroz.
Hoje, o Município é o 4º do RS na produção de arroz, com mais de 50 mil ha cultivados e 10 milhões de sacas.
Os nove ex presidentes da Associação dos Arrozeiros fizeram uso da palavra para lembrar as as lutas e a trajetória da lavoura arrozeira em Alegrete. Eles destacaram a participação das mulheres que sempre estiveram juntas, não deixando os produtores desanimar no piores momentos e incerteza que passaram nestes 30 anos.
Gilberto Pilleco, emocionado, disse que eles que só sabem cultivar arroz tem que fazer o dever de casa para dar um futuro as novas gerações.
Da associação de Alegrete saíram dois presidentes da Federarroz, Breno Pinheiro Prates e o atual, Henrique Dornelles.
Os ex presidentes da AAA, assim como atual, Hélio Farenzena lembraram das lutas e dificuldades para se produzir e vender o arroz. – Temos tecnologia, mas os custos triplicaram, a energia é cara, faltam estradas e temos sempre que lutar pelo preço, afirmou Farenzena.
Dornelles destacou que além de tudo isso o Brasil tem que competir com a China, que produz arroz de forma quase primitiva. – É sempre um desafio atrás do outro, mas não vamos parar, afirma.
Um bolo e o parabéns aos 30 anos da Associação dos Arrozeiros de Alegrete envolveu a todos que participaram do evento.
A abertura oficial da colheita do arroz no RS será em Alegrete em fevereiro de 2016. Organizada pela Fedearraz, o evento tem apoio da Associação dos Arrozeiros e várias entidades locais.
Fotos: Vera Soares Pedroso