Atenção motoristas: Carro Espião já está nas ruas para rastrear veículos irregulares

Na tarde desta segunda-feira(14), ocorreu a entrega da unidade móvel, equipada, com finalidade de realizar o rastreamento de veículos estacionados regulares e/ou irregulares no perímetro abrangido pelo estacionamento rotativo, área azul. Também será possível verificar IPVA atrasado, multas e outras irregularidades, facilitando assim os serviços dos agentes de trânsito de Alegrete.

De acordo com Ronaldo Leite, gerente regional da BR Parking, o Fiat Móbile teve um custo total de mais de 80 mil para empresa. Contudo, ele acredita que a tecnologia vai auxiliar tanto o rotativo quanto às irregularidades, assim como o Município. Ronaldo disse que, atualmente, cerca de 30% dos usuários têm irregularidades, tanto pela falta de crédito como pelo tempo excedido na vaga.

O carro espião é equipado com quatro câmeras Pumatronix ITSCAM 401 com chave de hardware e licença de OCR, uma unidade de processamento equipado com processador Core 5 HD SSD 256GB 12 GB de memória, um módulo de GPS, um Tablet Samsung Mod SMT595. um Switch TP Link, um roteador wi-fi e uma bateria adicional.

A partir de hoje, ele vai passar pelos veículos estacionados e o sistema automaticamente faz a leitura das placas e envia para o servidor. Em casos de licenciamento atrasado o sistema integrado com o Detran já emite a multa, já as ocorrências de furto ou roubo os órgãos de segurança são acionados. Para as irregularidades no rotativo, o proprietário do veículo tem dois dias para sanar o valor, caso contrário é emitida uma multa baseada na Resolução CONTRAN n° 532/2015.

O carro, equipado, foi entregue à Prefeitura através de um comodato com de Uso de Bem Móvel com a Empresa B&R Parking Estacionamentos LTDA, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania.

Há cinco anos no Município, atualmente, o rotativo dispõe de 816 vagas, além de 26 para idosos e 17 para deficientes. Ronaldo acrescenta que os usuários podem baixar o aplicativo da empresa, Rotativo Alegrete, que auxilia no momento de colocar créditos, saber onde dispõe de uma vaga e renovar o período no local, sem ultrapassar o tempo limite de duas horas.

O diretor da guarda Municipal, Angelo Tertuliano, explicou que o veículo já está nas ruas, contudo, nesta primeira semana será fase de testes. O carro será conduzido, sempre, por um guarda municipal.