
Implementado desde 2014 em Alegrete, o Estacionamento Rotativo atualmente tem 850 vagas ativas, 27 destinadas a idoso e 18 a portadores de necessidades especiais.
Com o crescente número de veículos no município, encontrar uma vaga de estacionamento nem sempre é tarefa das mais fáceis, isso até mesmo na área que corresponde ao Estacionamento Rotativo. Mesmo assim, é comum ver motoristas ocupando mais de uma vaga e tomando o espaço que poderia ser utilizado por outro carro. Mesmo com os espaços indicados pela pintura no asfalto, falta consciência por parte de alguns condutores, que não respeitam a demarcação.
Diante de tantas reclamações, desde o início da semana, os funcionários da BR Parking estão orientando os condutores que, a partir de agora, quem estacionar em duas vagas ou ocupar a vaga inadequadamente, vai receber uma irregularidade. O valor atual é de R$7,50.
A gerente local, Patrícia Gediel, explica que independente do veículo ter créditos é lançada a irregularidade por usar inadequadamente a vaga. Se o carro acumular mais de uma, a Guarda Municipal é acionada.
De acordo com artigo 181, item IV do CBT, estacionar em desacordo com as posições estabelecidas é infração passível de multa, que também pode ser aplicada para carros estacionados em vagas de motos. O artigo prevê que os veículos devem estacionar conforma a sinalização do local.