O prefeito Márcio Amaral reuniu sua equipe de secretários na tarde deste domingo, no Palácio Ruy Ramos, para uma avaliação sobre os problemas causados pelo temporal da madrugada. Cada secretário informou sobre as medidas emergenciais tomadas logo após o ocorrido.

A coordenadora de Defesa Civil, Maysa Moreira, relatou sobre os pontos mais críticos que foram as escolas e casas atingidas nos bairros como o Nilo Gonçalves, Macedo, Isabel e Olhos D’Água. Já foram distribuídos 180 metros de lonas para resolver emergencialmente o problema de casas que tiveram a cobertura avariada.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles, relatou que pelo fato de quatro escolas municipais ficarem sem energia elétrica, foi providenciada a retirada da merenda perecível e colocada no setor de Alimentação Escolar, a fim de o produto não ter sua qualidade comprometida. Até o momento, pelo menos quatro escolas não poderão funcionar nesta segunda-feira: Princesa Isabel,Waldemar Borges, Antônio Saint Pastous de Freitas e José Antônio Vilaverde Moura. Há ainda a situação das escolas da zona rural que dependem das condições das estradas, mas a secretária não tinha ainda recebido nenhuma informação a respeito.

O prefeito Márcio, que pessoalmente verificou a situação causada pelo temporal, disse na reunião que “ devemos dar graças pelo que poderia ter ocorrido, quando telhados inteiros voaram atingindo outros prédios e houve somente danos materiais, felizmente sem nenhuma vítima”
Em contato com o coordenador regional da Defesa Civil, Major Rinaldo Castro, o prefeito obteve a confirmação de que nesta segunda-feira o coordenador estará na cidade, às 10h, para verificar a situação causada pelo temporal. Com o prefeito e sua equipe, o Major Castro discutirá sobre a possibilidade de decretação de situação de emergência, diante dos danos registrados em moradias e escolas do município.
Os fenômenos climáticos estão fustigando a cidade. No ano, Alegrete já teve três enchentes, uma enxurrada e agora um temporal.

DepCom/PMA
Alair Almeida