Avaliação neuropsicológica ajuda a identificar TEA em adultos

A compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a identificação de seus sintomas têm avançado recentemente, permitindo a detecção precoce e a intervenção com tratamentos adequados desde a primeira infância.

No entanto, essa realidade não foi vivenciada por muitos adultos. Com frequência, recebo no consultório adultos que sentem que nunca se encaixaram, apresentando dificuldades de interação, irritabilidade e oscilações de humor sem uma explicação clara. A avaliação neuropsicológica pode proporcionar entendimento e respostas para essas pessoas.

Na avaliação neuropsicológica de adultos, realizamos entrevistas para conhecer a história de vida do paciente, conversamos com médicos e outros profissionais que o acompanham, aplicamos uma bateria de testes psicológicos e integramos essas informações para verificar a presença de um diagnóstico.

Para muitos adultos, conforme descreve a psicóloga Ana Tolfo, receber o diagnóstico de autismo representa uma oportunidade de autocompreensão, de abandonar cobranças internas e de dar sentido à sua experiência no mundo. Para ilustrar a importância desse processo, duas pessoas que passaram por essa avaliação forneceram relatos de suas experiências:

“Primeiramente, gostaria de dizer que a avaliação foi muito importante para mim, pois me ajudou a reconhecer e ressignificar vários comportamentos naturais para pessoas com diagnóstico do espectro autista, com os quais sempre tive dificuldade de lidar. A avaliação me surpreendeu pela riqueza de detalhes e pela sua relevância para o progresso na minha terapia, que está proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida. Quando recebi o diagnóstico de transtorno do espectro autista e li todos os detalhes da avaliação, senti um grande alívio, pois percebi que vários comportamentos, antes reprimidos por não se encaixarem com o que a maioria faz, são simplesmente a forma como lido com as coisas e, principalmente, com as pessoas, dadas as minhas limitações. Compartilhei o diagnóstico com minha família, e isso foi muito bem recebido, especialmente porque tenho um sobrinho também diagnosticado. Só tenho boas impressões sobre a avaliação.” – C., 35 anos

“Durante a fase de crescimento, vivi um paradoxo: por um lado, tinha facilidade para aprender e me destacava nesse sentido; por outro, sempre tive dificuldade com interações sociais que pareciam naturais para os outros. Na fase adulta, embora tenha conseguido alguma adaptação social, esse paradoxo continuava a me acompanhar e me intrigava. Por encaminhamento da terapeuta, realizei a avaliação neuropsicológica de forma tranquila e até divertida, devido aos testes realizados. Ao receber o diagnóstico de TEA, tudo fez sentido. Graças a isso, estou diminuindo a autocobrança, pois compreendo que possuo limitações que continuarão me acompanhando. Com a redução dessa autoexigência, percebo a vida ficando mais leve.” – G., 42 anos

Espero que esta matéria demonstre que uma compreensão profunda de cada pessoa vai além de um diagnóstico, proporcionando maior entendimento e qualidade de vida. Essa é a verdadeira função da avaliação neuropsicológica!

Se você se interessou e gostaria de saber mais, envie uma mensagem pelo WhatsApp da Fluir: 55 99909-0814 e agende uma conversa gratuita. Venha tomar um café comigo e vamos entender como posso ajudar você. Te espero!

No Fluir Alegrete você encontra profissionais capacitados para avaliação em todas as fases da vida. Contando com 16 profissionais e mais de 2700 pacientes ativos, o Fluir é uma referência nos processos de avaliação, intervenção e reabilitação.

O Fluir Alegrete está localizado na rua Coronel Cabrita, 266, centro de Alegrete.

Os contatos são pelo Instagram @fluir.alegrete, pelo whatsapp (55) 9 9909 0814 ou pelo telefone 55 422 – 4642.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários