As agências bancárias de Alegrete, abriram normalmente ao público nesta segunda-feira, descumprindo uma decisão do Tribunal de Justiça do Trabalho do RS, em atendimento a uma liminar da Federação dos Bancários e do SindiBancários. As entidades representativas dos bancários, embasou a solicitação de fechamento das agências, devido a paralisação dos órgãos de segurança do Estado, marcado para hoje.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Alegrete e região, Joel da Luz, as agências bancárias locais descumpriram a medida Judicial ao abrir suas portas. Agora ao meio dia,os bancos foram notificados e as direções de alguns disseram que fechariam à tarde o que acabou não acontecendo. Apenas o Itau e HSBC fecharam no turno da tarde.
O descumprimento da liminar, implica no pagamento de multa 10 salários mínimos por funcionário. O entendimento de que em Alegrete havia policiamento, por isso os bancos abriram, não convence a direção do Sindicato da categoria, que vê assim o descumprimento da decisão da Justiça do trabalho do Rio grande do Sul.