Bebedouros e açudes concluídos nos assentamentos de Alegrete

Os assentados da reforma agrária de Alegrete começam a ter um alento quanto ao abastecimento de água. A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete, com sua equipe de mecanização agrícola, construiu e reformou 38 bebedouros e 26 açudes nos assentamentos Novo Alegrete e Unidos Pela Terra, beneficiando cerca de 40 propriedades, trazendo maior qualidade de vida e trabalho às famílias.

Segundo a prefeita em exercício Preta Mulazzani, a administração priorizou o serviço em função da necessidade detectada em inúmeros contatos com as famílias. “A reivindicação que ouvimos com o prefeito Erasmo foi de dificuldades para alimentar animais e também para consumo humano. Felizmente o trabalho está concretizado. Queremos agora buscar outras alternativas, como a perfuração de poços artesianos”, explica.

O trabalho nos assentamentos foi feito já com o novo maquinário agrícola, adquirido com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) do Governo Federal no valor de 212 mil reais. Com este reforço, além do trabalho estar mais qualificado também dá mais agilidade no cumprimento das demandas da Equipe de Mecanização Agrícola.

A equipe agora está trabalhando na preparação do solo de propriedades que solicitaram o serviço. Até o momento, 90 produtores rurais estão inscritos e 180 hectares já foram preparados. A meta da secretaria é preparar pelo menos mais 320 hectares até junho, contudo o cumprimento desta meta depende das condições do tempo. Segundo o secretário Alberto Prates, nos próximos dias o serviço acontece no Catimbau e depois irá para o Caverá. “Se o clima nos ajudar, vamos chegar 500 hectares até 15 de junho”, explica.

FOTO: equipe SAP