
Todo mundo já viu ou ouviu falar do beija-flor, um pássaro com penas brilhantes com um bico alongado que usa para tirar o néctar das flores. Cada lugar tem uma versão do beija-flor, uma história e um significado, tornando-o único e especial.
De acordo com pesquisadores, o pássaro teve origem nas Américas e o seu habitat é o Alasca e a Terra do Fogo, localizada na Argentina. São 320 espécies de beija-flor e eles preferem climas tropicais e subtropicais, como no Brasil e o Equador.
Com o aparecimento em diversos lugares e épocas, esse passarinho adquiriu diversos nomes, como colibri, guainumbi, pica-flor, cuitelo e ariramba. Não importa os lugares onde aparecem e os nomes que dão, ele sempre vai ser considerado o pássaro mais bonito e curioso da região.
O beija-flor faz parte das poucas aves que têm a capacidade de voar e, além disso, uma curiosidade sobre eles é o tamanho do seu coração, que é enorme e o peso equivale a cerca de 5% do seu peso total.
Mas o beija-flor não é só beleza, ele também é responsável pela polinização de algumas plantas. Quando ele encosta a cabeça nas flores para poder sugar o néctar, automaticamente absorve o pólen, e quando vai sugar o néctar de outra planta, acaba transmitindo esse pólen. Para algumas plantinhas, a sua reprodução depende da existência dele.
CURIOSIDADE
Os pesquisadores se surpreendem que um passarinho bonito, frágil e pequenino exista há 30 milhões de anos e que ainda não esteja em extinção.
SIGNIFICADO DO BEIJA-FLOR
O beija-flor simboliza o renascimento, a delicadeza e a cura. Além disso, devido a sua determinação em voar contra o vento sempre com sua delicadeza, pode ser considerado um símbolo de alegria e energia.
Embora existam mil opções de alimentos na internet, vale avisar que açúcar mascavo, mel, sucos, adoçantes, compostos químicos e néctar artificial são nocivos aos beija-flores. Então se você encontrar algum, ou viver em uma área que tenha muitos beija-flores, opte por um bebedouro com água e duas colheres de açúcar (normal). E não se esqueça de que o bebedouro deve ser higienizado uma vez ao dia, tendo a sua água trocada.
Geovanna Valério Lipa