
Uma pesquisa do Mercado Livre e do Mercado Pago apontou que 85% dos brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday para fazer compras com preços atrativos – e não apenas neste dia 29. Já um levantamento da Fecomércio-RS mostrou que as promoções devem alcançar 45% dos gaúchos.
Contudo, uma pesquisa da Branddi, especialista em soluções de proteção para marcas, aponta que os golpes aos consumidores cresceram e que o número de sites falsos é três vezes maior que no mesmo período de 2023. A cada ano, as fraudes ganham novos formatos e, se houver um pequeno descuido, são capazes de atingir até mesmo os clientes mais bem treinados e habituados às compras pela internet.
Leia mais: De acordo com IBGE, em 9 anos população de Alegrete diminuiu em mais de seis mil pessoas
Um empresário, do ramo de alimentação, destacou que a cada ano, as fraudes aumentam, com vídeos falsos e outras fraudes, que tem como intuito, ludibriar os clientes.”“É comum que golpistas patrocinem publicações com falsas promoções e muita gente acaba comprando um produto fictício. Por isso, é preciso estar atento e desconfiar de promoções com valores muito abaixo dos praticados no mercado”, disse.
Veja dicas para não cair em golpes na Black Friday:
1) Dê preferência para as compras em lojas físicas;
2) Opte por marcas conhecidas;
3) Pesquise sobre a reputação das marcas em sites de reclamações;
4) Desconfie de sites cujos nomes e endereços sejam escritos de maneira muito parecida com os de marcas nacionalmente conhecidas ou que tenham erros de grafia ou ortografia;
5) Desconfie de descontos que parecem muito bons;
6) Desconfie de condições de pagamento fora da praticada no mercado;
Fonte: Correio do Povo e Sindicato dos Comerciários do RS