
Caleb, o pequeno que honra as tradições e sonha em ser jóquei
Conforme o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), desde o mês passado, o órgão tem recebido esse tipo de denúncia e explica que as famílias relatam o recebimento de uma mensagem de texto por celular com um link. A partir do momento em que a pessoa clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos disponíveis a criminosos.
Com isso, é autorizado o acesso às contas bancárias em que as famílias recebem o Bolsa Família, que normalmente é feito pelo aplicativo Caixa TEM. A partir disso, acontece a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.
Em Alegrete, a delegada Fernanda Mendonça, responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, afirma que há alguns meses houve registros nesse sentido, referente aos valores do Caixa TEM. “Foram vários em um pequeno período, e por envolver a Caixa Econômica Federal, encaminhamos as ocorrências para Polícia Federal verificar possível fraude no próprio sistema do banco”, explicou a policial.
No último dia 17, uma mulher foi vítima deste golpe no município. Foi retirado da conta dela pelo app Caixa TEM, a quantia de R$ 338,00. Ela foi até a delegacia e deu queixa do golpe. A vítima compareceu a Caixa Federal e preencheu um formulário com questionário sobre a conta ter sido hackeada. Segundo a vítima, que prefere não se identificar, no dia havia mais pessoas na mesma situação. Inclusive, uma relatou que haviam sacado cerca de R$ 600,00.
Presente do dia dos namorados não passou no scanner do Presídio
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, orienta às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.
Informamos ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM e que a Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.
Além disso o órgão ressalta que os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família e que o Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites e nem realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.