Bolsa Família tem devoluções espontâneas e benefícios cancelados

Em dezembro de 2014, cerca de 300 beneficiários do Programa Bolsa Família receberam avisos nos extratos do pagamento do programa informando a necessidade de atualização dos dados cadastrais. Contudo, mesmo com a ampla divulgação do período para regularização, apenas 120 beneficiários compareceram à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Alegrete para atualização de cadastro, restando os demais com o benefício cancelado.

Atualização do Cadastro Único deve ser permanente para a manutenção do Bolsa Família

O chamado foi específico aos beneficiários que estavam com o Cadastro Único (CadÚnico) desatualizado há mais de dois anos. Além do CadÚnico, existem outras duas condicionalidades para a renovação do Bolsa Família: a frequência escolar dos menores entre 7 e 17 anos e as condicionalidades de saúde, pesagem de crianças de até sete anos e de mulheres entre 14 e 45 anos e, no caso deste último grupo, também o exame preventivo. Já as gestantes necessitam da realização do acompanhamento trimestral.

Os beneficiários que tiveram o Bolsa Família cancelado devem fazer o cadastro novamente e aguardar análise para verificar se estão aptos a receber o benefício. Das 13.121 pessoas com CadÚnico em Alegrete, 5.402 são beneficiárias do Bolsa Família. O intenso trabalho de fiscalização e a mudança de na faixa de renda dos beneficiários se reflete nas 206 devoluções espontâneas do cartão em 2014.