Bombeiros alertam população para os riscos com aquecedores e outros equipamentos nestes dias frios

Os Bombeiros de Alegrete fazem alerta sobre situações de risco, neste período de frio. Com a queda da temperatura, as pessoas devem ficar alerta com perigos que podem estar dentro de casa. Líquidos quentes, aquecedores, velas, lareiras e fogão a lenha são alguns dos itens relacionados que podem gerar situações iminente quanto a sinistros.

Um exemplo foi na semana passada em que houve um incêndio na Zona Leste devido à brasa do fogão a lenha e mais recente o atendimento na noite de terça-feira(9), na rua Nossa Senhora do Carmo. Sargento Moraes disse que o local estava sem energia devido a um desligamento, programado, da RGE.  Foi colocada uma vela em cima de uma geladeira, em uma casa de madeira que fica nos fundos de um terreno. Com a queima total da vela, houve o sinistro e o idoso que estava sozinho na residência não havia percebido o fogo. A fumaça já havia tomando conta do local e, segundo o Bombeiro, alguns minutos a mais poderia ter sido fatal.

O relato é para que as pessoas tenham atenção redobrada quanto a esses perigos, principalmente, quanto a crianças e idosos.

Quando lareiras ou fogões a lenha são apagados, o cuidado é com as brasas que podem se espalhar pelo ambiente, atingindo tapetes, sofás ou pisos de madeira. No caso de chaminés, é necessário se certificar que fiquem longe da madeira de sustentação da casa.

Os aquecedores de ambiente também são motivo de cuidado com a chegada do frio. O Bombeiro orienta que seja observado onde os aparelhos devem ser deixados, evitando contato com outros materiais que possam causar incêndio.

Ele alerta ainda para os perigos do uso do aquecedor dentro de banheiros. A pessoa deixar o equipamento ligado durante o banho têm dois riscos, ressecar muito o ar e comprometer o oxigênio em ambiente fechado, além da pessoa sair molhada e quando for desligar,  levar um choque.

Acompanhe algumas recomendações:

_ Certifique-se que estes estejam instalados em locais seguros da casa, distantes de tubulações a gás, cortinas e móveis.

_ Não deixe objetos acumulados sobre lareiras ou próximos aos fogões a lenha, em caso de princípio de incêndio estes materiais servirão como combustível e tendem a alimentar as chamas, propagando o fogo.

_ Use material próprio para queimar em lareiras ou fogões a lenha, evitando madeira industrializada ou tratada quimicamente.

_ Não permita que crianças alimentem lareiras ou fogões a lenha. Além disso, elas devem manter distância de segurança destes locais.

_ No caso específico de lareiras, utilize tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.

_ Verifique se a instalação das chaminés está em perfeitas condições e em locais seguros.

_ Não coloque lenha em excesso em lareiras e fogões a lenha. Nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto.

_ Sempre mantenha entradas de ar em ambientes com fogo de lareira, fogões e aquecedores. O ar nesses locais precisa ser renovado, evitando risco de morte por intoxicação com monóxido de carbono – CO, ou mesmo por asfixia em razão do consumo de oxigênio do ambiente.

_ No caso de aquecedores, somente adquira aparelhos certificados pelo Inmetro. Antes de ligá-los, verifique se não há necessidade de realizar algum reparo ou manutenção dos equipamentos.

_ Aquecedores a gás precisam ser aprovados junto ao corpo de bombeiros militar (exceção quando instalados em edificações unifamiliares) e instalados por profissionais com responsabilidade técnica.

_ Não coloque roupas, utensílios ou objetos sobre os aquecedores.

_ É proibido o uso de álcool ou outros combustíveis para queimas em ambientes fechados.

Flaviane Antolini Favero

Compartilhe
  • 94
  •  
  •  
  •  
  •  
    94
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*