Brasileira que perdeu família em fossa de esterco diz que marido foi ‘herói’

Rui Cordeiro e o filho dele, Gonçalo Cordeiro, morreram após caírem em uma fossa, em Portugal. Simone, esposa de Rui, falou pela primeira vez após o acidente.

A brasileira Simone Cordeiro perdeu o marido Rui Cordeiro e o enteado Gonçalo Cordeiro após os dois caírem em uma fossa de suinicultura em Portugal. O acidente ocorreu no último sábado (5) em uma fazenda da família. Os dois morreram soterrados no esterco depois de tentaram salvar um funcionário que também caiu na fossa. Ela, pela primeira vez, falou sobre o acidente e disse nas redes sociais que o marido era um herói.

Rui Cordeiro tinha cinco filhos. Gonçalo, Rafael e Joana são frutos do primeiro casamento do empresário com uma portuguesa. Depois, ele se casou a brasileira Simone Cordeiro, mãe de Camila, de 12 anos, e Carolina, de sete. Gonçalo morreu com o pai ao cair na fossa. Já Rafael, que também entrou no poço, permanece internado em estado grave no Hospital de Santarém.

Pai e filho foram velados, na última terça-feira (4), em um salão de uma igreja de Leiria, cidade onde morava o empresário e a família. Os corpos foram sepultados no Cemitério Cidade de Amor, a cerca de 500 metros da Igreja.

Depois das cerimônias, a viúva se pronunciou pelas redes sociais. Essa foi a primeira vez que ela falou sobre a morte do marido e do enteado. A brasileira diz, na postagem, que Rui não merecia esse fim e exaltou as qualidades do marido.

“Um grande homem, um excelente pai, um marido carinhoso. O homem mais inteligente, astuto, bom coração e corajoso que eu já conheci. Não tinhas medo de nada, desafiavas o perigo porque acreditavas que contigo nada aconteceria. Quem está comigo está com Deus. Era essa a tua frase preferida”, escreveu Simone.

A brasileira, que é de Registro mas vive em Portugal, também agradeceu por todos os momentos vividos com ele e por ter tido duas filhas com o empresário. Por fim, ela disse que irá comandar os negócios do marido. “Descansa em paz, amor. Inspirados em ti, com os teus ensinamentos, daremos seguimento aos teus sonhos e sentirás muito orgulho de nós. És um herói. Ficarás eternamente nas nossas memórias e no nosso coração”, escreveu.

O irmão de Simone, Fabrício Jader de Souza, de 41 anos, foi para Portugal após o acidente. Segundo ele, nesta quinta-feira (6), após todos os sepultamentos, a família está tentando retomar a vida. “As empresas já estão começando a andar de novo, estamos tratando das documentações. Ela, em conjunto com a filha do Rui (Joana), é que vai tocar os negócios. No Brasil vai continuar tudo comigo”, disse ele.

Rui e o filho Gonçalo, os dois primeiros da foto, morreram soterrados em fossa em Portugal. Rafael, também filho do empresário, segue internado. — Foto: Reprodução/Facebook

Rui e o filho Gonçalo, os dois primeiros da foto, morreram soterrados em fossa em Portugal. Rafael, também filho do empresário, segue internado. — Foto: Reprodução/Facebook

Relembre o caso

O acidente ocorreu na tarde de sábado (1), na fazenda chamada Herdade da Galega, localizada na vila Chamusca, no Distrito de Santarém. A família possuía um alojamento rural e explorava a suinicultura na área.

O funcionário Bruno Rodrigues Gonçalves, de 33 anos, fazia uma limpeza na fossa de dejetos quando inalou gases tóxicos, perdeu os sentidos e caiu no poço. Rui Cordeiro e os filhos Gonçalo e Rafael tentaram socorrer o funcionário e também caíram na fossa.

Bruno, Rui e Gonçalo morreram afogados. Os corpos encontrados a seis metros de profundidade e os corpos foram retirados com um guincho. Já Rafael foi resgatado com vida e permanece internado em estado grave no Hospital de Santarém. Uma mulher de 25 anos, familiar de uma das vítimas, passou mal e recebeu atendimento médico no local.

A Autoridade para as Condições do Trabalho e a Polícia Judiciária de Leiria estão investigando as circunstâncias que levaram à morte dos três.

Fossa onde ocorreu o acidente em Portugal — Foto: Confina Jornal

Fossa onde ocorreu o acidente em Portugal — Foto: Confina Jornal

Empresário

Rui Cordeiro era empresário de Leiria. Ele era proprietário das empresas Captágua e Tubofuro e detinha ainda o hotel Lisotel, em Portugal. Em entrevista à imprensa local, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, disse que ‘foi uma morte trágica e um grande abalo para a economia de Leiria’.

Rui tinha mais cinco filhos. Gonçalo, Rafael e Joana são frutos do primeiro casamento do empresário com uma portuguesa. Depois, ele se casou a brasileira Simone Cordeiro, mãe de Camila, de 12 anos e Carolina, de 7.

No Brasil, quem comandava os negócios da família era o filho brasileiro Gonçalo. Ele vivia em Registro, no interior de São Paulo, onde era gerente da empresa Palmito da Fazenda, que integra o Grupo Poçágua, a qual possui mais de 10 anos de experiência no ramo de poços artesianos, estabelecida dentro da Fazenda Barra do Capinzal. No local, há a criação de bubalinos e cultivo do palmito pupunha.

Os produtos derivados do palmito e da criação de búfalo são vendidos na loja Palmito da Fazenda, situada às margens da rodovia Régis Bittencourt. Em 2018, Gonçalo também inaugurou a Hamburgueria Palmito da Fazenda, em Registro, que oferece lanches feitos com carne de búfala, além de pratos tradicionais da culinária portuguesa.

Loja Palmito da Fazenda, em Registro — Foto: Divulgação

Loja Palmito da Fazenda, em Registro — Foto: Divulgação

Fonte: G1