Busto de Garibaldi à espera do memorial italiano que está sendo construído em Alegrete


O alegretense Paulo Mitidieri e dois filhos que já tem cidadania italiana, assim como mais 17 famílias de Alegrete trabalham agora para construir o Memorial dos Italianos.

Sabendo deste envolvimento com a história e cultura italiana, a escritora Elma Sant`Ana esteve, no último dia 23 de abril em Alegrete, na Câmara Municipal para o  lançamento do Livro das Benzedeiras, de sua autoria.  Também aconteceu o lançamento do Memorial dos Italianos, com a finalidade de resgatar e preservar a história de cada família italiana aqui residente.

 

Na oportunidade, Elma Sant’Ana falou e representou a família de Giuseppe Garibaldi que mora em Roma e fez a entrega do Busto de Garibaldi para o historiador, tenente Mitidieri, pelo seu trabalho de pesquisa como reconhecimento de mais de uma década.

Paulo Mitidieri informa que muitas famílias já se encontravam em nossa cidade, antes de 1900 como os: Ricciardi, Faraco, Paoli, Murussi, Mitidieri, Marengo, Pitella, Grillo, Lorenzo, Marzulo, Caneppa, Lora, Fioravante, Brancato,Galli,Salla e muitas outras que vieram do sul e  norte da Itália.

A sessão organizada pela vereadora Vanda Dorneles, aclamou a psicóloga Nádia Milleto e o tenente Mitidieri como os garibaldinos de Alegrete, e um lenço entregue para cada um com as cores da Bandeira Italiana oficializou a homenagem.

Em 1935 as famílias Faraco e Mitidieri e a Colônia Italiana organizaram a comemoração do Centenário da Revolução Farroupilha, sendo confeccionada uma placa em bronze com dizeres em italiano e rosto de Garibaldi e Bento Gonçalves e que está na Prefeitura.

Ele trabalha em sua casa no bairro Dr. Romário para erguer o memorial, onde além do busto de Garibaldi, haverá outros objetos e escritos que lembram a imigração e contribuição de italianos na economia e cultura de Alegrete.

O memorial vai servir de apoio a historiados e pesquisadores de Alegrete e região.

 Vera Soares Pedroso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Curta nossa Fan Page

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*