Cachorro Quente já rendeu carro, a faculdade da filha e, em breve a casa própria

Esta é a história da Tia Iara que há 17 anos enfrenta qualquer tempo fazendo panchos na esquina do calçadão

Tia Iara
A rotina do casal Iara e Delmiro mudou da água para o vinho. A comerciária trocou um trabalho em supermercado para ser microempresária.  Sem conhecer quase nada de negócio, encarou desafios e iniciou  fazendo cachorro-quente.
Iara Corrêa da Rosa (popular Tia Iara), na altivez dos seus 60 anos, é ágil, simpática e trabalha, em pé, como uma jovem. Ela conta que mesmo sem recursos, comprou a banquinha que, segundo ela, teve que pôr um dinheirão em 1997:  R$ 1.500,00. “Chegaram a dizer que nós estávamos loucos, pois como iríamos pagar?!”, conta.
O tempo passou, a banca foi toda reformada, e os panchos começaram a fazer sucesso em Alegrete. De acordo com tia Iara, ela é chamada carinhosamente assim, porque a freguesia dos panchos passa de geração em geração.
– Tem gente que está fora do Brasil que, quando vem a Alegrete, compra seu lanche aqui na banca. Isto sem falar nos estudantes de fora, que sempre retornam para comprar o seu pancho comigo, conta toda orgulhosa. “Muitos eram crianças e eu nem conheço mais, mas fico feliz com eles”, fala emocionada.
Simpática e sempre disposta, Tia Iara diz que não tem chuva ou frio que impeça ela e o marido Delmiro, seu fiel companheiro, de  estar na esquina do calçadão trabalhando.
Eles chegam às 18h para trabalhar e nos finais de semana vão para casa às 7h30min.
Só nos finais de semana vendem  cerca de 300 panchos, feitos na hora.
OS FRUTOS
A persistência, humildade e dedicação renderam bons frutos. Com a venda de cachorros-quentes o casal comprou carro, que utiliza pra fazer as compras dos produtos utilizados no preparo dos cachorros-quentes. Pagaram o curso Técnico de Enfermagem, na URCAMP, à filha Quelen, que atualmente trabalha em São José, Santa Catarina. Ajudam os outros dois filhos, o Douglas(22) que também foi para SC, e o Lucas(15) que mora com os pais aqui em Alegrete.
“Sonhos! Claro que temos muitos, e estamos trabalhando para isso. Vamos comprar a nossa casa”, completa confiante e rindo, Tia Iara ao lado do esposo Delmiro.
 
DSCN1741 DSCN1739
Por: Vera Pedroso