No mês de junho foi realizada, através da UTI Neonatal de Alegrete, uma campanha que teve como objetivo envolver o maior número de profissionais de saúde, pacientes e familiares. Salvar vidas, evitar a morbidade e a mortalidade dos prematuros. Campanha de Conscientização da higienização das mãos e prevenção da infecção hospitalar.

Em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH a ação tomou uma ampla abrangência e envolveu todas as unidades e setores da Santa Casa. A chefe da UTI, Marilene Campagnolo, destacou que sempre que se fala em infecção hospitalar tá comprovado que o ato simples de lavar as mãos tem sido o mais eficaz. Ela enfatiza que tudo é feito para salvar vidas, salvar os bebês. Pois todos que ali chegam estão com a imunidade e as defesas muito baixas.

“Um ato muito simples mas de uma grandiosidade absurda, todos os anos é realizado um trabalho e agora adotamos que o mês de junho será destinado para esta campanha, embora o assunto seja incansável e esteja sempre sendo debatido pela CCIH.”- comentou.
Ao final do mês, o resultado foi altamente satisfatório e reforçou mais ainda o compromisso da equipe e dos colaboradores do Hospital para com a campanha.

A Infecção Hospitalar é um dos grandes problemas enfrentados nos hospitais e por profissionais da saúde. Controlar a infecção é garantir a qualidade dos serviços e atendimentos prestados dentro da nossa instituição. Infecção Hospitalar é toda e qualquer infecção adquirida pelo paciente após 48h da sua hospitalização e que venha a se manifestar durante a internação, ou mesmo após a alta do paciente. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar(SCIH), desenvolve ações em conjunto com a CCIH, visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.

Em toda a UTI Neo foram espalhadas “mãozinhas” como lembretes de que lavar as mãos e uma questão muito mais séria do que apenas o hábito e higiene, corresponde a vidas salvas.”Até os pacientes ficaram encantados e o mais importante – as pessoas precisam saber o que estamos fazendo aqui” – descreveu.

Na tarde de segunda-feira(25), profissionais da área de saúde da Neo se caracterizaram e realizaram mais uma divertida conscientização em todas as áreas da Santa Casa.

Manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. Lavar ou higienizar: qual a diferença entre os dois? O termo “lavagem das mãos” é melhor substituído por “higienização das mãos” devido à abrangência deste procedimento. O termo engloba tanto o uso de água e sabonete, quanto a aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução).




Veja o vídeo:
Fotos: Santa Casa
Flaviane Antolini Favero