
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Reitoria, promove o Projeto Conectando Arte. A proposta da ação, idealizada pelo reitor da Instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge, é abrir espaço para servidores, estudantes e comunidade externa divulgarem seus talentos através de conteúdos audiovisuais.
Os vídeos serão divulgados na página do Projeto, que está associado às ações do Comitê de Monitoramento do Coronavírus na Unipampa. O envio de conteúdo é aberto para todos que tiverem interesse em compartilhar sua arte para deixar o dia das pessoas mais leve.
O campus de Alegrete foi destaque no projeto através da professora do campus Amanda Melo, que executou música medieval tocando flauta doce.
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, relata que a proposta do Projeto Conectando Arte surgiu de uma inquietação pessoal, ao observar os diversos talentos ocultos dos servidores e alunos da Universidade. “A partir daí, apareceu a ideia de conectar esses talentos e apresentar para a comunidade, cada um expressando a sua arte”, relata.
Outro ponto observado pelo idealizador do Projeto foram os benefícios que ações como essa poderiam promover: “o principal benefício é a reflexão e o autoconhecimento que toda arte traz na sua essência. Neste momento específico da pandemia, esse projeto tem a pretensão de trazer momentos de lazer, diversão e distração junto às famílias, quebrando um pouco a rotina cansativa do confinamento”, conclui o reitor.
Na terça-feira, 28, já foram produzidos os seguintes vídeos:
1. Conteúdo: Contação de história “A grande fábrica de palavras”, de Agnés de Lestrade e Valéria Docampo; e, “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox.
Promoção: Ivani Soares, Secretária Executiva.
2. Conteúdo: Execução de música medieval na flauta doce.
Realizado por: Amanda Melo, professora do Campus Alegrete.
3. Conteúdo: Contação de história “Chapeuzinho amarelo”, de Chico Buarque.
Realizado por: Jorama Stein, professora do Campus Jaguarão.
Como participar?
Mais informações sobre participação e como enviar sugestões podem ser encontradas na página do Projeto Conectando Arte.
Júlio Cesar Santos Foto e Fonte: Emanuelle Tronco Bueno