Canil-lixão: Grupo luta para tirar animais do local

Protetores dos animais em Alegrete, entre os quais Mariza Vargas e demais componentes do grupo, estarão se reunindo no calçadão da cidade, no próximo domingo dia 12, às 15hs, para uma manifestação em prol dos animais abandonados no Canil que fica junto ao lixão de Alegrete.  A luta é pela troca de local do Canil para a nova área que fica no Corredor dos Papagaios. A manifestação terá concentração no calçadão e percorre as ruas até a Praça dos Patinhos, onde será feito uma exposição de fotos do canil bem como manifestações em prol da mudança do local onde estão os cachorros.

Canil Lixão voluntários

Um grande número de simpatizantes deste movimento, segundo Pedro Melo, voluntário do grupo, já confirmou presença em apoio. Um grupo de Passo Fundo não vai estar aqui, mas manifestou apoia a causa em redes sociais pelo descaso do canil de Alegrete. Outro grupo que está se programando para vir à cidade  é o “Amigos do Canil” de Jaqueline Noronha.

Uma vez por mês toda a ração arrecadada por voluntários é levada no final do mês ao Canil. E também algum medicamento pelo grupo de protetores para os animais que se encontram machucados. O grupo passa mais ou menos umas 3 horas no local  alimentando e medicando os animais. Também é feito uma sessão de fotos para serem postadas nas redes sociais com a finalidade de adoções por pessoas que se interessem em ter um animal e cuidar dele.

Canil lixão Grupo.jpg 2

A ativista pela causa animal de Alegrete, Mariza Vargas, quando tem seu tempo livre, faz camisetas do grupo e trabalhos artesanais para vender. Com o dinheiro destes, ajuda a castrar animais, para evitar a procriação, tanto dos adotados, como os que estão no canil para adoção.

Enfim, uma luta que dura anos. Mas agora com muitos grupos apoiando está cada vez maior o movimento e contamos com advogado, veterinário, parlamentares e outros segmentos da sociedade, que estão juntos em um só objetivo – tirar aquilo que chamam de canil onde não deveria estar e passar para um lugar digno , assevera Pedro Melo.

Canil lixão Grupo.jpg 1

 

A presidente da Câmara, Cleni Paz da Silva, apoia e vai até ao lixão em suas visitas. Ela é um incansável lutadora para mudar este quadro, comentou Pedro Melo.

Canil lixão Grupo.jpg 1

A luta é de todos, lembram os ativistas. O verão está chegando e manter os animais no lixão é fechar os olhos e entregá-los às moscas, ao mau cheiro e às doenças.

Gente! Participem da mobilização fora Canil do Lixão, dia 11 de outubro, convida Pedro.

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *