Capoeira ganha força e novos adéptos em Alegrete

A Capoeira é um esporte que alia arte e movimento, sendo que para crianças apresenta-se como uma das melhores artes, sendo ensinada de forma lúdica, noção de espaço e tempo, lateralidade, flexibilidade, motricidade fina e ampla, musicalidade (berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e réco-réco), canto, respeitando a coletividade.

A Associação Cultural Capoeira Arte Sem Fronteira / ACAF. Clodoaldo Rodrigues-Mestre Lindinho muda a rotina de espaços de Alegrete quando a roda se forma e o jogo começa.

A energia vibra, o corpo se solta e alma se eleva .
A Matriz do Grupo liderado por Clodoaldo Rodrigues- Mestre Lindinho é no Clube Caixeiral. A filial 1 atende no Caps II- Graduado Zangão, filial 2 Centro Social do Bairro Nilo Soares Gonçalves- Estagiário Café. No total 60 pessoas são beneficiadas só nesses projetos.

Lisiane Becom Menezes, 43 anos, é uma que pratica capoeira há 15 anos. -A Capoeira na minha vida é muito importante. Não consigo me imaginar sem ela, pois foi através desse esporte que aprendi a ter mais auto confiança, tolerância e respeito ao próximo.

Na capoeira não tem lugar para timidez já que envolve várias modalidades, relata. Diz que desde o primeiro momento que decidiu fazer aula de Capoeira foi bem acolhida e valorizada pelo  Mestre -Lindinho.

-A importância da mulher na Capoeira vai muito além da graça e beleza . Como diz o refrão de ladainha:” Vem jogar mais eu, mulher…vem jogar mais eu … que na roda de capoeira, o espaço também é seu!”

Em Alegrete, Clodoaldo Rodrigues, mestre Lindinho, mantém um grupo de capoeira integrado por pessoas de várias idades.

A Capoeira para mulheres também é uma das melhores e mais completas artes marciais e atividades físicas, porque o corpo da mulher tem uma melhor adaptação ao jogo da capoeira, por ser mais alongado, flexível e leve, não deixando nada a desejar aos homens que se valem muito da força e explosão muscular para jogar a capoeira, além de ser uma das mais completas artes de defesa pessoal diz Clodoaldo Rodrigues.

A CAPOEIRA NO GERAL. Trabalha toda a musculatura corporal, noção de tempo e espaço, lateralidade, musicalidade e canto. A capoeira é uma arte cooperativa, onde todos os praticantes devem se envolver para que ela aconteça. Enquanto uns tocam os instrumentos musicais e cantam, outros batem palmas e respondem os cânticos, outros jogam. Todos podem praticar a capoeira, o gordo, magro, bonita, feia, alto, baixo, a criança, o idoso, na capoeira a gente compõe nossas músicas etc. Venha praticar a capoeira como luta, dança, cultura, arte, folclore e defesa pessoal.

A capoeira é uma arte marcial genuinamente Brasileira, de origem Africana, criada no Brasil por uma necessidade de liberdade das pessoas que foram trazidas da África para serem escravizadas aqui no Brasil. Após a abolição da escravatura  a capoeira e os capoeiristas foram perseguidos e marginalizados, a capoeira foi jogada no código penal brasileiro e todo o capoeirista pego jogando capoeira, era preso e deportado para a Ilha de Fernando de Noronha, para cumprir trabalhos pesados (escravo). Na década de 1930, vários filhos dos poderosos da época (cafeicultores, usineiros da cana-de-açúcar, fazendeiros) iam estudar o ensino superior na Cidade de Salvador, centro do governo do Brasil, os filhos destes poderosos descobriram e passaram a praticar a capoeira na Academia de Mestre Bimba(Manoel dos Reis Machado) criador da capoeira Regional. Estes universitários passaram a ser enquadrados na lei e presos, isso causou grande desconforto com o governo do então Presidente Getúlio Vargas. O presidente não querendo mais que a polícia perseguisse e prendesse os filhos dos seus aliados e parceiros políticos, mandou chamar mestre Bimba para ir até o palácio do governo. Mestre Bimba, falou aos seus alunos, não me esperem porque não voltarei, chegando lá, para a surpresa de todos, Getúlio Vargas pediu ao mestre que convidasse os seus melhores alunos para fazer uma grande apresentação de capoeira no palácio do governo, para a nata da sociedade Baiana. Na ocasião o presidente Getúlio Vargas, liberou a capoeira como Esporte Naciodia e no dia 15 de julho de 2008 a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro de Natureza Imaterial e na data de 27/11/2014 a UNESCO reconheceu a Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Outro fato importante marcou a história da capoeira mundial, quando foi formada a Primeira Seleção Brasileira de Capoeira, por ocasião do V Campeonato Brasileiro de Capoeira no Ginásio Municipal de São Bernardo do Campo. Dois capoeiristas de Alegrete fazem parte deste fato histórico, Alex Sandro Pereira, Professor Fumaça da Federação Gaúcha de Capoeira e Clodoaldo Soares, Mestre Lindinho da Federação Gaúcha de Capoeira, ambos da Associação Cultural Capoeira Arte Sem Fronteira, com seu Centro de treinamento no Clube Caixeiral. Atualmente temos mais de 100 praticantes da arte da capoeira em Alegrete.

O contatos  no celular para contatos. 55984180339. Whats

 

Compartilhar

1 Comentário

  1. A capoeira é minha vida, sim eu foise brasileiro nacido, sería capoeirista, gracias Mestre lindinho por seu ensino, Cuba te agradece👍👍👍👍❤❤❤❤

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*