
Em época de pandemia gestos de solidariedade e amor ao próximo se revestem de ainda mais valor. Doar sangue é uma das ações das mais significativas neste período.
Doar sangue é a ajudar a salvar vidas. E o casal Clariani Rocha e Vagner Torres, juntos, fazem a doação de sangue no Hemocentro Regional de Alegrete. A professora diz que o marido já era doador e por influência dele passou a fazer também .
A doação de sangue é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. É comum que as pessoas só tenham essa iniciativa depois de conhecer alguém que necessitou de sangue, porém, esse hábito precisa mudar. Uma única doação de sangue, dura poucos minutos, e é suficiente para salvar várias vidas.
Ela comenta que começou a ser doadora, há quase cinco anos e só parou por um tempo quando fez tatuagem.
– Sabemos que todos os dias o Hospital de Alegrete e outros da Região, que integram o Hemocentro, precisam de sangue e assim, cada pessoa que vier aqui está, com certeza, ajudando a salvar uma ou mais vidas. E queremos que mais pessoas de Alegrete passem a ser doador, porque não dói, e em meia hora, você ajuda uma vida e isso não tem preço, comentou Clariani.
Ela lembrou que quando a mãe que mora em São Vicente teve problema de saúde e teve que ir para Santa Maria precisou de sangue e isso a tocou muito, por estar aqui e não poder ajudar neste sentido. Em outra ocasião, já como doadora, ajudou um amiga que precisou de transfusão.
Agora, durante a pandemia as doações continuam normal no Hemocentro Regional de Alegrete.
O horário de atendimento é das 7h às 13h. Todos os doadores precisam portar identidade civil ou Carteira Nacional de Habilitação, estar bem alimentado, ter dormido mais de 6 horas, pesar mais de 50kg e não ter visitado o Norte do Brasil há menos de um mês. É impedido de doar quem tiver doenças do sangue, autoimunes, telefone para contato: 55 3426-4127.