Caso de meningite viral é registrado em Santiago

Um caso de meningite viral foi registrado em Santiago, segundo a Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da Saúde.As informações são da Rádio Santiago.

meningite

Conforme o técnico Fernando Azolin, esta época do ano, é mais propicia para manifestação da doença, assim como nos meses de setembro e outubro, com registros de até quatro casos/ano. Ele lembrou que os sintomas se manifestam com a febre, dor cefaléia intensa, vômito e rigidez.

Por isso quem apresentar quadro semelhante deve procurar o atendimento médico. Fernando Azolin afirma ainda ser importante lembrar os cuidados com a higiene. Para quem costuma acampar é importante beber água fervida ou certificada. Os sintomas da doença se manifestam entre 15 e 20 dias.

A alimentação, assim como a água também deve ser cuidada. Todos os alimentos devem ser lavados e bem cozidos, principalmente saladas, consideradas uma fonte de transmissão da meningite viral que atende a todas as idades.

O paciente do último caso foi tratado em Santa Maria e residia no interior de Santiago. Azolin lembrou que toda água de poço deve ser tratada. O compartilhamento de talheres, ou outros objetos pessoais de pessoas com meningite deve ser evitado, para evitar que outras sejam infectadas. Geralmente o paciente fica em média 15 dias, sob condição de isolamento.
O que é?

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.