
Um trabalho que nunca parou, em Alegrete, mesmo em época de isolamento social, foi o dos catadores de lixo. Até porque o caminhão da coleta seletiva, da Prefeitura, nunca parou de recolher os materiais pelas ruas de Alegrete.
Nelson Freitas, da Cooperativa Cocarsal, informa que eles não pararam de trabalhar e só tiveram dificuldades de vender os produtos. Mas, por interferência da Secretária de Meio Ambiente, Gabriela Segabinazzi, a empresa Preserve que compra estes produtos, aqui na cidade, voltou a adquirir das Cooperativas.
Ele também destacou que a Secretaria disponibilizou todos os EPIs necessários para que os trabalhadores se cuidem na separação e armazenamento do lixo reciclável, especialmente agora neste período de pandemia.
Eles, ainda, não estão atendendo no local, mas compram direto das Cooperativas que realizam este trabalho aqui em Alegrete.
A Secretária do Meio Ambiente diz que as máscaras e luvas devem ser descartadas nos resíduos recicláveis comuns. Devem ser colocadas em embalagem separadas e descartadas nos resíduos comuns.
Vera Soares Pedroso